compartilhe

0

Colunistas

Disciplina: ferramenta de libertação e não de aprisionamento

A disciplina no esporte é tão importante quanto em qualquer área da vida

Fábio CintraPor
Fábio Cintra

Primeiramente, quando falamos em sucesso, não estamos falando apenas daqueles objetivos grandiosos ou dos sonhos de longo prazo. Sucessos são também todas as nossas atitudes, incluindo pequenas conquistas no dia a dia. Sem elas, nossos sonhos tendem a ter sempre prazos indeterminados para se concretizarem…

Mas, na busca por um objetivo, por que será que é tão difícil ter e manter a motivação e a disciplina no esporte?

Ao longo da vida, fomos condicionados a associar disciplina a algo negativo. A palavra já nos leva para um mundo cinza e sem graça, onde teremos uma vida limitada. Mas pense com carinho em algum momento em que você conseguiu ser disciplinado e alcançou algo que queria muito. Pensou? Agora, faça uma força e tente recordar de como você se sentiu. Aposto todas as minhas fichas que a resposta foi: “me senti muito bem”, ou algo próximo a isso.

Ao contrário do que fomos condicionados a pensar, a disciplina nos liberta da angústia, da culpa, da cobrança e do estresse. Na prática, ela significa externalizar e realizar os nossos desejos mais profundos. Um sinal de força interior e autocontrole.

Uma das principais características de quem tem disciplina no esporte é a capacidade de abrir mão de momentos instantâneos de prazer. Esse tipo de pessoa prefere um ganho maior, que precisa de esforço e tempo para ser realizado. É escolher entre o que se quer agora e o que se quer muito. Essas situações nos afrontam todos os dias, e as escolhas que fazemos irão determinar se nosso sonho vive ou morre.

Um jeito simples para começar a praticar a disciplina no esporte é entender o objetivo que você quer alcançar. Além disso, busque entender por que isso é importante para a sua vida e como chegar lá. Mas lembre-se: ter pessoas que incentivam suas atitudes e mudanças é a dica mais importante de todas!