compartilhe

0

0

Colunistas

Estudo revela que correr reduz risco de câncer

A atividade física regular moderada ou intensa é capaz de proteger você de 13 tipos de tumor

Adriana PessôaPor
Adriana Pessôa

exercício reduz o risco de câncer

Já perdi as contas de quantas vezes comecei um post com a frase “Se você precisa de mais um motivo para praticar exercícios…”, mas agora o assunto é realmente sério! Um estudo publicado no periódico norte-americano JAMA Internal Medicine demonstrou que, juntamente a outros benefícios para a saúde, a atividade física reduz o aparecimento de 13 tipos de câncer. O mais interessante: esse potencial benefício se mantém mesmo quando o indivíduo apresenta sobrepeso.

Os pesquisadores analisaram 1.44 milhão de pessoas sobre o hábito do exercício, quantidade de horas praticadas e intensidade. A conclusão foi que atividade física moderada ou intensa diminuiu a incidência de câncer de mama, pulmão, cólon (intestino), fígado, esôfago, rim, estomago, endométrio (útero), medula óssea, sangue, cabeça e pescoço, reto (intestino) e bexiga.

MAIS
Correr é o melhor remédio
Desvendamos 8 dúvidas sobre corrida e mulheres

Quanto mais intenso o exercício, maior o benefício. Quando se comparou os 10% mais ativos com os 10% menos ativos, os primeiros tinham um risco 20% menor de desenvolver essas neoplasia. Então, vamos correr?

Segue a referência do estudo para quem quiser ler mais sobre o assunto

*Originalmente publicada em 19 de maio de 2016