compartilhe

0

0

Colunistas

É normal sentir dor na lombar ao fazer agachamento?

Saiba quando se preocupar com as dores causadas pelos exercícios

Camila HirschPor
Camila Hirsch

Dores nas costas ao fazer agachamentos

O agachamento é um dos exercícios mais completos que existe para a parte inferior do corpo, pois trabalha de uma só vez os músculos da coxa, das panturrilhas e dos glúteos – além da lombar e do abdome. No entanto, muita gente não realiza esse movimento porque reclama que ele causa dor, especialmente nas costas.

Se é o seu caso, é muito importante avaliar o tipo de desconforto que está sentindo. Dor na coluna durante e depois do treino, que puxa e atrapalha movimentos, ou fica incomodado quando você está sentado ou deitado, é preocupante. Agora, se a dor surge no momento em que você está exigindo o músculo, durante o exercício, é outra história. Inclusive, essa dor faz parte do processo de evolução dentro da atividade física. Como costumo dizer, é aquela dorzinha muscular gostosa, sabe?

Muitas pessoas acham que o agachamento não trabalha a lombar, mas ele exige bastante da região inferior das costas. Para você fazer o agachamento correto, tem de estar com essa musculatura forte, já que não se pode jogar o peso somente para os glúteos – essa atitude pode machucar as suas costas.

Por isso, antes de se preocupar ou deixar de fazer o exercício, é preciso prestar atenção quando sente dor. Caso ela impeça de realizar atividades básicas, não deixe de procurar um especialista, ok?