compartilhe

0

0

Colunistas

Estudo: corrida pode desenvolver a memória

Pesquisa com ratos descobriu que esporte gera surgimento de novos neurônios na área cerebral correspondente à memória

Ana GandolfiPor
Ana Gandolfi

melhorar a memória

Que a corrida traz uma lista de benefícios aos que praticam nós já sabemos. O esporte contribui para o fortalecimento muscular, auxilia no processo de emagrecimento, melhora a qualidade de vida e até a saúde da coluna de seus praticantes.

Agora podemos acrescentar mais uma contribuição da corrida para esta lista: melhorar a memória. É isso mesmo! A prática regular da atividade física pode levar à neurogênese (surgimento de novos neurônios) na área cerebral correspondente à memória, chamada de hipocampo.

MAIS
Nutrição para a Meia-maratona: o combustível certo para os treinos
A meia-maratona perfeita

Estudo publicado no Journal of Physiology em 2016 mostra que a corrida aumentou a população de neurônios na área do hipocampo em ratos. O estudo comparou os sedentários com populações realizando três tipos diferentes de atividade: corrida, levantamento de peso e treinamento intervalado de alta intensidade (HIT).

No estudo, os ratos corredores foram os que tiveram o maior aumento de neurônios na área do hipocampo, seguido por aqueles do HIT. Os ratos do levantamento de peso tiveram resultados semelhantes ao grupo sedentário, ou seja, não tiveram aumento do número de novos neurônios.

Como o estudo foi feito em animais, não foi possível precisar a melhora efetiva da memória, mas o resultado nos leva a crer que a corrida tem uma influência positiva na melhora da memória.