compartilhe

0

Colunistas

A importância do “plano B”

A organização prévia é requisito básico para manter a regularidade na evolução da corrida

Redação WRunPor
Redação WRun

Por Fabio Cintra*

Já pensou em quantas vezes você deixou de fazer seu treino por conta de algum imprevisto na sua rotina? Aposto que a resposta foi: muitas vezes. E quantas dessas vezes você tinha um plano B na manga?

Com a correria do dia a dia, que atropela a vida de quase todo ser humano, a coisa mais provável de acontecer é precisarmos mudar nossos planos diários por conta de imprevistos ou atrasos na agenda. E é nessa hora que aquele plano B entra em ação e salva nossa planilha de treinos. Caso você tenha um, é lógico.

A organização prévia é um dos requisitos básicos para termos regularidade e não furarmos com nossos treinos planejados, e isso inclui desde o planejamento detalhado e a logística de horários do dia seguinte, passando pela separação de todos os materiais que serão utilizados até a elaboração do tão negligenciado plano B.

Para criar seu plano B você vai precisar pensar em todos os contratempos que poderiam acontecer em seu dia e que o impediriam de colocar seu plano A em prática, além de soluções alternativas de realização do treino. Por exemplo: caso eu acorde e esteja chovendo, vou treinar na academia em vez de ir para a rua. Ou caso minha reunião atrase de manhã e eu não consiga treinar na hora do almoço, irei à noite, assim que sair do escritório.

Um cuidado que se deve ter, no entanto, é o de não tornar o plano B algo muito frequente. Isso porque quando desviamos da nossa programação original, os treinos não saem exatamente como o planejado, o que pode nos distanciar de nossos objetivos.

Parecem decisões bobas e que poderiam simplesmente ser tomadas no momento em que surgisse algum contratempo, mas sabemos que na prática não é bem assim. Quando nos deparamos com essas situações e não temos um plano B já em mente, normalmente ficamos desmotivados, irritados por termos que remanejar todo resto da programação do dia. Com isso, a chance de acabarmos não realizando aquele treino aumenta astronomicamente.

Portanto, se você se preocupa realmente em alcançar seus objetivos com qualidade, seja o mais regular e constante possível. Tenha sempre um plano B definido, pois ele com certeza irá salvá-lo em várias ocasiões. Assim, é possível tornar a distância entre você e seu sonho cada vez menor.

*Fabio Cintra é treinador da Lobo Assessoria. (@fabio.cmora)