compartilhe

0

0

Medicina esportiva

Dor no pé? Pode ser esporão calcâneo

Lesão tem tratamento complicado e é muito comum entre quem corre

André NogueiraPor
André Nogueira

Esporão calcâneo

Ao sentir dor na sola do pé, boa parte dos corredores logo associam o problema à fascite plantar, lesão muito comum que afeta a fáscia e limita desde uma simples caminhada até corridas de média e longa distância. Porém, o desconforto pode ser provocado por outro motivo: o esporão calcâneo – um pedacinho de osso que se desenvolve por conta de uma sobrecarga na região plantar. Ele inflama todos os tecidos ao redor, entre eles a fáscia e os tendões dos pés, gerando incômodo.

O esporão calcâneo se desenvolve devido uma tração excessiva da fáscia plantar em sua inserção no osso do calcanhar (provocada por sobrepeso, impacto repetitivo, alterações biomecânicas etc.). Com o passar do tempo, a proeminência óssea (esporão) aumenta, inflamando a fáscia plantar. Aí, surge o desconforto. Os principais sintomas são forte dor no pé ao pisar no chão logo que você acorda ou ao caminhar e correr.

Como tratar

A recuperação da lesão não é simples e o treinamento deve ser interrompido. Algumas vezes, o corredor precisa passar por cirurgia para retirar o pedacinho de osso. Nesse caso, o tempo para voltar a se exercitar varia de pessoa para pessoa. Já no tratamento mais conservador, é possível retornar às atividades em um ou dois meses, dependendo da gravidade do problema.

MAIS
Tire 5 dúvidas sobre fascite plantar
Fortaleça o core e corra melhor

No início do tratamento conservador, fortalecer os músculos dos glúteos e da coxa é essencial para melhorar a distribuição de carga na região plantar. Quando o processo inflamatório diminuir, também é importante trabalhar a musculatura de dentro do pé. Isso ajudará no controle do membro durante a pisada na corrida e minimizará o risco da lesão retornar.

*André Nogueira Ferraz é fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia e esportes e sócio-fundador da Club Físio.

**Originalmente publicada em 11 de março de 2016