compartilhe

0

0

Medicina esportiva

Reduza dores musculares após correr

Técnicas que aceleram a recuperação e ajudam você a não sofrer com desconfortos nos treinos

André NogueiraPor
André Nogueira

técnicas para aliviar as dores pós-treino

Quem corre está sempre sujeito a desconfortos musculares provocados pelo exercício intenso. Eles acontecem porque, durante o exercício, os músculos realizam grande esforço para tirar o corpo da inércia e movimentá-lo, além de receberem boa parte do impacto da força de reação ao solo (que vem do chão após cada pisada) e absorverem essa sobrecarga para aliviar as articulações. Por tudo isso, é natural terminar um treino ou prova com os músculos cansados e doloridos. E esse incômodo pode durar alguns dias…

Alivie a dor

Existem algumas técnicas interessantes que ajudam a relaxar a musculatura e minimizar as dores depois de correr, permitindo que você volte mais rápido a treinar com qualidade. Uma das mais conhecidas é a crioterapia. Mergulhar as pernas por alguns minutos em uma banheira ou um barril com gelo promove efeito analgésico, melhora a circulação sanguínea e acelera o reparo do tecido muscular.

Outros métodos que também auxiliam na recuperação são a massagem esportiva e a liberação miofascial. As duas técnicas diminuem a tensão, melhoram o fluxo sanguíneo e proporcionam conforto ao atleta. Outra vantagem da liberação miofascial é que ela pode ser utilizada mesmo quando você não está com dores, para prevenir lesões. Isso porque, ela prepara o músculo para o esforço que está por vir, contribuindo com a redução de incômodos pós-treino. Associar a fisioterapia preventiva ao treinamento ainda é algo pouco utilizado pela maioria dos atletas, mas tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo e para minimizar os riscos de lesão. Associar a fisioterapia preventiva ao treinamento é um recurso ainda pouco utilizado pela maioria das pessoas, mais que tem papel fundamental na melhora do rendimento.

*André Nogueira é fisioterapeuta; especializado em
reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas
pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
e
sócio fundador da clínica Club Físio.