compartilhe

0

0

Medicina esportiva

Dor de corredor: tendinite do calcâneo

A dor é muito comum entre os corredores. Veja como ficar longe da lesão

RedaçãoPor
Redação

tendinite do calcâneo

Um dos problemas mais recorrentes em corredores é a tendinite do calcâneo. Esta lesão caracteriza-se pela dor intensa e recorrente na região do calcanhar –  mais especificamente no tendão de Aquiles. “O atleta pode observar um discreto inchaço na região e também sente dores ao realizar fortalecimento ou alongamento da panturrilha, bem como durante e após uma corrida”, afirma Leonardo Signorini, fisioterapeuta da P4B Personalized Health.

A tendinite do calcâneo costuma aparecer em corredores acima do peso ou que não estão realizando um bom trabalho de força – sobrecarregando o tendão comum aos músculos sóleo e da panturrilha. “O esforço repetitivo em atletas recreacionais ou competitivos também podem originar o problema”, comenta o especialista.

MAIS
Dor no pé? Pode ser esporão calcâneo
Canelite: conheça e previna a lesão

Para prevenir-se desta lesão, aposte nos exercícios de fortalecimento muscular e, com a ajuda de um treinador, organize uma planilha de treinos de corrida de maneira que não haja exageros. “O uso de calçados apropriados ao seu tipo de pisada e formato dos pés colabora para que a irritação no tendão não ocorra.” Um bom trabalho de alongamento muscular das estruturas envolvidas também é importante, pois garante a flexibilidade do tornozelo e das demais articulações.

Se você sentir este problema, deve procurar um médico ortopedista para que ele avalie e dê o diagnóstico correto, indicando-o o melhor tratamento –que deve incluir a fisioterapia. “Desta forma, a reabilitação aos esporte será mais rápida”, encerra.

*Originalmente publicada em 2 de outubro de 2015