compartilhe

0

Medicina esportiva

Verão: 5 cuidados que você deve tomar para praticar esportes

As temperaturas mais elevadas podem causar problemas durante um treino, entenda o motivo!

Redação WRunPor
Redação WRun

Por Dr. Leandro Gregorut*

Com a chegada do verão, as temperaturas mais elevadas são um convite para a prática de atividades físicas ao ar livre. Segundo dados da ONU, a temperatura mundial média de 2015 a 2019, deve bater o recorde no período de cinco anos já registrados na história. Por isso, é preciso estar atendo a alguns cuidados. Afinal, toda prática de esporte é válida, independente do clima.  E para se fazer um bom treino, seguem algumas dicas:

1.Fique atento ao horário do seu treino
O ideal é fugir do pico de calor que ocorre entre 10h e 16h. É neste intervalo de horas que existe uma maior emissão dos raios ultravioletas, conhecidos por causar câncer de pele. Procure treinar bem cedo ou no final do dia, não só ao ar livre, mas também em ambientes fechados, que tendem a ficar mais abafados.

2. Proteja-se contra o sol
A temperatura e sensação térmica durante o treino influenciam no seu desempenho. Por isso, abuse do protetor solar, passe por todo o corpo, espalhando bem. Atualmente é fácil encontrar roupas esportivas com fator de proteção solar. Se possível, recorra a estes itens.

3. Hidrate-se bem
Antes, durante e após seus treinos. Caso tenham mais de uma hora de duração, invista em isotônicos, ou leve com você um cinto de hidratação. E não esqueça de ficar atento aos sinais de desidratação, como: urina escura, tontura, dor de cabeça, cãibras, falta de coordenação motora e fadiga. Caso se sinta mal, molhe os pulsos, nuca, rosto e pare para descansar um pouco.

4. Escolha uma roupa confortável e leve
De preferência a cores claras e a um bom par de tênis. O uso de viseiras, bonés, óculos escuros também é indicado. Neste caso, procure usar acessórios que não prejudiquem o seu conforto.

5. Se alimente bem e coma de forma leve
Frutas da estação, verduras, legumes frescos, são uma boa pedida para ajudar no treino. Evite alimentos que pesam no estômago e alimente-se bem também após o treino.

Por fim, para corridas ao ar livre, estude antes o percurso que vai fazer, para um treino mais produtivo e agradável.

*Dr. Leandro Gregorut é Ortopedista, especialista em joelho, ombro e cotovelo, na Clínica MOVITÉ e no Hospital Sírio Libanês e especialista em Medicina Esportiva pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Já atuou como médico da seleção brasileira de handebol.