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6 dicas para manter a dieta nas confraternizações de fim de ano

É hora de aproveitar com a família e amigos, mas não deixe de prestar atenção nas refeições

Redação WRunPor
Redação WRun

Por Christina Volpe*

Dezembro é o mês das confraternizações. Festa da empresa, reencontro com os amigos que você não viu praticamente o ano todo, natal, Réveillon cheio de guloseimas e claro, bebidas alcoólicas. 

A urgência de terminar o ano em forma costuma prejudicar mais do que ajudar no seu objetivo. Para te ajudar nessa reta final de 2019 tanto a não exagerar, quanto a ficar sem comer da forma correta. Veja 6 dicas da nutricionista Fernanda Grijó, para manter a alimentação da forma mais balanceada possível.

1. Não vá com fome para as confraternizações

Sabe quando você vai ao mercado com fome e acaba comprando o que não devia? A mesma coisa acontece nesses eventos. Porém, se você chega ao evento saciado, a vontade de petiscar as gorduras diminui. Já em relação ao álcool é necessário ter autocontrole e conhecimento do objetivo que você quer alcançar.

2. Pular refeições para exagerar na festa não é uma boa opção

Ao deixar de comer você sentirá ainda mais fome depois, não cometa esse erro. Mantenha sua rotina habitual, consuma vegetais e legumes. Não esqueça de beber bastante água!

3. Tenha cuidado na hora de compensar a comilança com os treinos

Segundo a nutricionista, intensificar os exercícios pode remeter o seu subconsciente a algum tipo de punição, forçando o corpo a compensar o excesso. Você pode estender o tempo de cardio, com mais 10 minutos, por exemplo, fazer uma caminhada maior, mas nada de fazer 6 aulas seguidas na academia.

4. Não se desespere

A urgência em ‘resolver todos os problemas’ antes do ano terminar é muito comum, mas não puna e nem culpe seu corpo. Viva cada dia e cada refeição, respeitando sua saúde e honrando o compromisso com seu objetivo. O ano vai terminar, mas a vida continua normalmente. 

5. Você sabia que dá até para emagrecer?

Se as suas próximas refeições até o fim do ano forem bem feitas e nutritivas, você poderá até perder peso, ainda mais se associada a atividade física. O melhor caminho é sempre o equilíbrio e evitar ‘chutar o balde’ o mês todo, se não em janeiro você terá que ir buscá-lo bem longe. 

6.Balanceie suas escolhas

Combinar bebidas alcoólicas e alimentação com muita gordura pode sim piorar tudo. Sendo assim, a dica é sempre equilibrar os dois. Veja alguns exemplos:

Evento: churrasco da firma
Escolha comum: carnes, pão de alho, arroz farofa e cerveja
Escolha saudável: salada, carnes e cerveja (troque o carboidrato da comida pelo da cerveja, tente não misturar)

Evento: jantar em uma cantina italiana
Escolha comum: macarrão, vinho, água, refrigerante, e sobremesa.
Escolha saudável: macarrão, sobremesa, e água (troque o vinho pela sobremesa. Não consuma os dois juntos).