compartilhe

0

0

Notícias

App Run Club permite criar treinos intervalados

Gratuito, aplicativo possibilita que você cadastre treinos com diversas etapas e variação de intensidade, como intervalados e fartleks

Cesar Candido dos SantosPor
Cesar Candido dos Santos
Run Club

Foto: Reprodução do Instagram @entrecorredoresbr

Os aplicativos de corrida para celular são uma excelente ferramenta para quem não tem GPS. Porém, muitos deles possuem um problema: conseguem registrar apenas treinos contínuos. Ou seja, você sai para correr, dá o start no aplicativo e ele avisa que fez 10 km em 1 hora, a um pace de 6min/km. Quando a planilha tem um treino com diversas etapas, como um intervalado, boa parte dos apps perde um pouco a eficiência. Isso porque, eles não permitem criar e avisar o que deve ser executado em uma atividade que possua, por exemplo, 10 min de aquecimento + 6 séries de 800 m em ritmo forte, com 2 min de intervalo + 10 min moderado + 5 min de desaquecimento.

O Run Club, aplicativo brasileiro criado pelo administrador de empresas André Coelho e o programador Rômulo Zoch, chega para tentar suprir essa necessidade. Disponível para iOS e Android, o app é gratuito e tem como grande diferencial a função que consegue programar treinamentos com inúmeras etapas. Na hora de montar o treino, o aplicativo permite escolher se uma etapa será por tempo ou distância, além de definir a intensidade dela (leve, moderada ou forte). Depois, ao iniciar a corrida, o Run Club avisa (por voz) qual é a duração da etapa que você deve fazer (correr 3 min ou 200 m), a intensidade (em ritmo forte) e o pace (a 4min10s/km).

Run ClubO APP NA PRÁTICA  

Corri algumas vezes com o Run Club e o aplicativo funciona muito bem não só para treinos intervalados, mas também para fartleks, atividades com ritmo progressivo (exemplo: 20 min leve + 10 min moderado + 10 min forte + 10 min desaquecimento) e até longos. Um dos pontos fracos do app é que, na hora de criar um treino, ele ainda não tem a função para repetir a mesma etapa várias vezes. Se você for montar uma atividade com 10 séries de 400 m e 1 min de descanso, terá de programar as 20 etapas, uma a uma. “O aplicativo ainda está em fase de teste e a opção de repetir etapas estará disponível muito em breve. Ainda vamos adicionar diversas melhorias sugeridas por corredores que já usaram o Run Club”, afirma André Coelho.      

Outra coisa que senti falta foi que o aplicativo dá um resumo (por voz) total da corrida (com tempo, distância e pace) de cinco em cinco minutos, mas não passa as informações da etapa que está sendo executada. Em séries curtas (400 m, por exemplo) a informação não chega a fazer falta. Mas em etapas mais longas (como de 1,5 km), ajudaria bastante ter um resumo da etapa para saber se o pace está dentro do programado. “Vamos analisar com atletas e treinadores a partir de qual duração da etapa esse recurso se torna importante, para implementá-lo”, diz Coelho. “Em séries menores, pode ser que ele não seja eficiente, pois mal dará tempo da voz passar todos os dados e já será hora de iniciar uma nova etapa”, explica.

Run Club

COMO CRIAR TREINOS

Por ter uma função completamente diferente dos demais aplicativos de corrida, você pode ter certa dificuldade para usar o Run Club num primeiro momento. Mas ele não é complicado. Para fazer um treino contínuo, ao abrir o app, basta clicar em “Let’s Run” e iniciar o exercício. Já para criar um treinamento com diversas etapas, é preciso primeiro adicionar um grupo (que pode ser formado apenas por você).

Com o grupo feito, é só clicar nele e depois em enviar treino. Aí, você define a data que o exercício será realizado e cadastra as etapas. Em cada uma delas, deve-se estabelecer tempo e distância (o pace é calculado automaticamente. Então, é preciso definir o ritmo (leve, moderado ou forte) e o gatilho (se o app passará para a etapa seguinte após “X” min ou km de corrida). Quando todas as etapas estiverem criadas, basta clicar em enviar. O treino aparecerá em “Let’s Run” (tela inicial), na data definida para a atividade.

OUTRAS FERRAMENTAS

Além de trazer recursos semelhantes ao da maioria dos app de corridas (relatório de treinos, opção para compartilhar resultados nas redes sociais, controle da quilometragem de tênis etc.), o Run Club possui alguns serviços exclusivos, que são cobrados. Entre eles, está a opção de retirar o kit de uma prova no dia da corrida, na arena de largada. Também é possível pagar para utilizar as tendas de assessorias esportivas em uma prova específica, usufruindo de tudo que for oferecido lá: massagem, frutas, lanches, isotônicos, orientação técnica etc. Além disso, você pode contratar uma assessoria e receber planilhas de treino personalizadas, direto no aplicativo.