compartilhe

0

0

Notícias

Praticar exercícios ajuda na prevenção de câncer de mama e de cólon, diz estudo

Segundo o artigo, seguir a recomendação da OMS pode diminuir casos dos dois tipos de câncer no país

RedaçãoPor
Redação

câncer

Praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas diariamente pode ajudar na prevenção do câncer. Segundo um estudo, realizado por alunos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pelotas, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Queensland (Austrália) e Universidade de Harvard (EUA), praticar exercícios pode diminuir consideravelmente os registros de câncer de mama e de cólon.

Para chegar até os resultados, o artigo construiu alguns cenários a partir da quantidade de exercícios realizados pelas pessoas semanalmente. O cenário ideal propõe a prática de 5h diárias de atividade física. Assim, haveria a redução de até 10 mil casos de tumores – o que corresponde a 2,4% dos registros da doença no Brasil.

“Falamos isso dentro de um cenário teórico ideal. O objetivo da pesquisa não é dizer que tem de fazer isso, ainda mais considerando a vida de escritório nas cidades. A PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) mesmo mostrou que só cerca de 6% da população atinge isso hoje. É o que faz quem trabalha com atividades ocupacionais e caminha o dia inteiro, por exemplo, ou alguns atletas”, disse Leandro Rezende, doutorando em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da USP e primeiro autor de artigo ao Estadão.

MAIS
Fazer exercício uma vez por semana também é saudável
Os benefícios da corrida para o desempenho sexual

Porém, em um cenário mais ‘alcançável’, o estudo prevê que a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 150 minutos semanais, já é o suficiente para prevenir em 1,3% o câncer de mama e 6% o de cólon.

Segundo dados do estudo, 12% e 19% dos casos de câncer de mama e cólon – respectivamente – , no Brasil, são atribuídos à falta de atividade física.