compartilhe

0

Notícias

Filmes para quem ama corrida

Confira uma seleção de obras inspiradoras para quem quer se preparar física em mentalmente para o esporte. Todas estão disponíveis no Netflix

Fernanda BeckPor
Fernanda Beck

Cena do filme Raça

Raça

Poster do filme Raça

Baseado na vida de Jesse Owens, considerado um dos maiores nomes da história do atletismo mundial, Raça mostra os conflitos vividos por ele, um corredor negro, ao representar seu país nas Olimpíadas de 1936, realizadas na Alemanha nazista. De um lado, a chance de conquistar seus maiores objetivos enquanto atleta; do outro, a posição privilegiada de poder renegar os Jogos e chamar a atenção para os absurdos do regime político.

Tendo decidido participar da competição, Jesse Owens levou para casa quatro medalhas de ouro (100 metros, 200 metros, salto em distância e revezamento 4×100) e acabou com o mito da “superioridade ariana” defendido por Hitler e seus seguidores.

Filmado no Canadá, o drama de 2016 foi uma coprodução entre Canadá, Alemanha e França.

 

100 metros

Poster do filme 100 Metros

O espanhol Ramón Arroyo tinha 32 anos quando foi diagnosticado com esclerose múltipla e ouviu de seu médico que em breve não seria capaz de andar “nem 100 metros”. Contrariando todas as expectativas, Ramón decidiu começar a correr. Hoje é maratonista e triatleta.

Aos 41 anos, ele já completou 4 maratonas, 15 meias e um IronMan, feito que apenas quatro portadores de esclerose múltipla já foram capazes de concluir. Sua rotina de atividade física é apontada por seus médicos como um dos pilares de sua recuperação e da qualidade de vida de que desfruta.

O emocionante e divertido filme de 2016 mostra a reação inicial de Ramón ao diagnóstico e a relação que ele desenvolve com o sogro, encarregado de treiná-lo para superar seus limites.

The Barkley Marathons

Poster do filme The Barkley Marathons

Considerada uma das provas mais difíceis do mundo, a Barkley Marathon é uma ultramaratona de trilha que acontece todos os anos no Tennessee, nos Estados Unidos. A corrida foi inspirada pela fuga do assassino de Martin Luther King Jr da penitenciária de Brushy Mountain, próxima ao local do evento.

A prova acontece entre março e abril e tem dois percursos, estruturados em voltas de 32 km: a chamada “fun run”, com 97 km, e o trajeto completo, de 160 km, com um limite de 60 horas. Nenhum dos dois tem demarcações – com ajuda de mapa e bússola, o atleta é responsável por trilhar o próprio caminho. O processo de inscrição para a prova é “secreto” e consiste de procedimentos estranhos como enviar uma camisa xadrez à organização, escrever uma redação explicando por que você deveria participar e levar uma placa de carro de sua terra natal.

Essas e outras peculiaridades da prova são mostradas no documentário, de 2014.

 

Gun Runners

Poster do filme Gun Runners

O Quênia é famoso por produzir maratonistas de fama mundial. Com biótipos perfeitos para a corrida (magros, com quadris estreitos e pernas longas), os atletas nacionais rotineiramente conquistam títulos cobiçados (Wilson Kipsang e Eliud Kipchoge são só dois exemplos de histórias de sucesso). No entanto, a violência que impera no país também é marcante, e é justamente desta situação que nasceu o documentário canadense Gun Runners.

A narrativa do filme acompanha a vida de dois quenianos, Julius Arile e Robert Matanda, por um período de dez anos, através de seus treinos e corridas, e mostra como rotina e perspectivas mudam quando eles conseguem deixar a vida do crime para trás para se dedicar ao esporte.

 

Heal, o Poder da Mente

Poster do filme Heal

Este não é um filme sobre corrida, mas fala sobre um dos aspectos mais importantes do esporte: a força da mente. Em formato de documentário, explica como o estresse constante é o principal responsável por inúmeras doenças no mundo moderno, e qual o papel do cérebro no equilíbrio e cura de diversos males. Explorando a relação entre mente e corpo, o filme desvenda as possibilidades de transformação através da mente – que podem certamente ser aplicadas à performance atlética.