compartilhe

0

Notícias

Maratona de Boston tem chegada espetacular e vitória de Cherono

Lawrence Cherono brigou até os últimos instantes com Lelisa Desisa pela ponta. No feminino, Worknesh Degela levou a melhor

Redação WRunPor
Redação WRun

Em sua 123ª edição, a Maratona de Boston foi dominada por corredores africanos. A etíope Worknesh Degefa precisou de 2h23min30s para assegurar sua conquista, enquanto o queniano Laurence Cherono, em uma prova marcada por uma chegada espetacular, venceu em 2h07min57s. Ele superou o etíope Lelisa Desisa por apenas dois segundos, em um dos desfechos mais acirrados da história da maratona.

Entre as mulheres, Degefa abriu uma vantagem confortável logo no início da prova, chegando a ter mais de 3 minutos de folga para suas adversárias.  A segunda colocada foi a queniana Edna Kiplagat, que finalizou a prova 42 segundos atrás da líder. A norte-americana Jordan Hasay ficou com a terceira posição (2h25min20s)

O triunfo em Boston confirma que Degefa, de 28 anos, é uma das melhores maratonistas da atualidade. Em janeiro, ela venceu a Maratona de Dubai em 2h17min41s.

Momento em que Degefa cruzou a linha de chegada

Se a categoria feminina foi marcada pela soberania de Degefa, a disputa entre os homens teve equilíbrio e emoção até o fim. Mais de dez corredores formaram o primeiro pelotão na primeira metade da prova, mas nenhum deles conseguiu abrir vantagem.

Na reta final, Cherono e Desisa pareciam estar em uma disputa de 100 metros rasos. Eles estiveram lado a lado até os últimos instantes, quando Cherono levou a melhor e fechou a disputa dois segundos à frente do rival.

Yuki Kawauchi, campeão da edição de 2018, não repetiu o bom desempenho e esteve distante dos primeiros colocados. Ele fechou a prova na 17ª posição, com 2h15min29s.

A Maratona de Boston reuniu 30 mil corredores de 118 países. Segundo a organização, 7 mil atletas eram estrangeiros. Estima-se que o evento tenha movimentado mais de 150 milhões de dólares (cerca de R$ 580 milhões).

Classificação final – Mulheres

Worknesh Degefa (Etiópia) – 2h23min31s
Edna Kiplagat (Quênia) – 2h24min13s
Jordan Hasay (Estados Unidos) – 2h25min20s

Classificação final – Homens

Lawrence Cherono (Quênia) – 2h07min57s
Lelisa Desisa (Etiópia) – 2h07min59s
Keneth Kipkemoi (Quênia) – 2h08min06s