compartilhe

0

0

Notícias

New Balance Mile Challenge reúne 350 corredores em São Paulo

Desafio realizado pela primeira vez no Brasil exigiu muita explosão dos atletas, que deram quatro voltas na pista de atletismo do Pinheiros

RedaçãoPor
Redação

New Balance Mile Challenge

A cidade de São Paulo foi palco de uma corrida diferente no último domingo, dia 25 de novembro. Realizada na pista de atletismo do Esporte Clube Pinheiros, a New Balance Mille Challenge reuniu aproximadamente 350 atletas, que encararam o desafio de completar uma milha (1,6 km) – quatro voltas na pista – o mais rápido possível.

A competição teve baterias seletivas, cada uma com até 32 corredores amadores, separados por faixa etária e sexo. Os 16 mais rápidos de cada categoria depois disputaram as finais, também  divididos por faixa etária e sexo.

Para a elite, houve apenas uma bateria por sexo. Entre os homens, o mais rápido foi Carlos de Oliveira Santos, que percorreu a milha em 4min01s. A campeã da categoria feminina foi Valdilene dos Santos Silva. A atleta dos Pinheiros completou as quatro voltas na pista em 4min58s.

MAIS
Os melhores treinos para ganhar velocidade
11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

A tradição da milha

Provas de uma milha são muito populares nos Estados Unidos, principalmente entre universitários. O desafio de correr uma milha ganhou notoriedade na América do Norte e também na Europa um pouco antes da metade do século XX, quando muitos consideravam impossível fazer a distância em menos de 4min.

O desafio levou muitos atletas de elite para a pista. O primeiro a romper a barreira dos 4min foi o britânico Roger Bannister, em 1954, que conseguiu completar a milha em 3min59s. Atualmente, o recorde da prova pertence ao marroquino Hicham El Guerrouj, e é de 3min43s.