compartilhe

0

Notícias

Lista: roteiro turístico para o fim de semana da Cosan Rio City

O Rio é sinônimo de curtição e tem alternativas para todos os gostos. Veja dicas de praias, passeios culturais e restaurantes

RedaçãoPor
Redação

A união entre as praias e as montanhas fez do Rio de Janeiro a Cidade Maravilhosa, slogan conhecido mundo afora. Não à toa, é a cidade brasileira mais procurada quando o assunto é o turismo de lazer, segundo o Ministério do Turismo. O apelo turístico é um dos pontos fortes da Cosan Rio City, meia maratona que reunirá milhares de corredores no dia 7 de abril.

Seja qual for a época do ano, não falta o que fazer e o que visitar no Rio. Rica em opções de lazer, a cidade tem opções para quem quer curtir programas ao ar livre e também para aqueles que priorizam roteiros culturais e gastronômicos.

O Sua Corrida listou dez alternativas para que, além de voar baixo nos 21 km que separam a largada da chegada, você tenha um fim de semana agradável ao lado da família e dos amigos. Tem programa para todos os gostos! Confira:

1. PRAINHA

Em 2013, a Prainha, na Zona Oeste do Rio (a região onde acontece a Cosan Rio City), foi a única praia carioca a receber um certificado internacional de qualidade ambiental. O selo Bandeira Azul é concedido pela Foundation For Environmental Education (FEE) e leva em conta 33 requisitos, como qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

A Prainha tem uma vista de tirar o fôlego e só pode ser acessada de carro. Parada obrigatória para quem procura sossego na véspera da prova.

Prainha

2. PRAIA DE GRUMARI

Com águas limpas e uma grande faixa de areia, Grumari é uma das praias mais agradáveis do Rio. Existem dois acessos a Grumari – um deles é através do Recreio dos Bandeirantes, local da largada da meia maratona. É possível almoçar bem em um dos quiosques locais. Só tome cuidado com as refeições pré-prova para não comprometer meses de treinamento.

3. LAGOA DE MARAPENDI

Quem costuma correr pela Praia da Reserva, por onde passa a Cosan Rio City, conhece esta lagoa. De tão calmo que é o local, você esquece que está na segunda cidade mais populosa do Brasil ao passear por lá.

O local tem vegetação de mangue e abriga uma série de animais, como garças e jacarés. Essas características fizeram com que a Lagoa de Marapendi fosse conhecida como o Pantanal Carioca.

4. ESPAÇO PURA VIDA

Quem gosta de comida saudável deve passar pelo Espaço Pura Vida, na Barra da Tijuca. O restaurante, que não trabalha com produtos de origem animal, é uma boa opção pra quem procura uma alimentação leve no pré-prova.
O shitake na moranga e a moussaka, também conhecida como “lasanha grega”, são destaques do cardápio. O Pura Vida está no Largo da Barra (rua Maria Luísa Pitanga, 163).

Shitake na moranga do Pura Vida

5. SEU VIDAL NA PRAIA

Sucesso em Copacabana e Botafogo, o Seu Vidal abriu uma unidade na Barra e tem agradado o público local com sanduíches leves, como o de atum marinado e o de salmão. Ideal para quem procura uma refeição rápida.

O Seu Vidal na Praia está no quiosque 30 da avenida Lúcio Costa, em frente à ponte Lúcio Costa.

6. TRAGGA

Com unidades na Barra, em São Conrado e no Humaitá, o Tragga é um dos melhores restaurantes de carne do Rio. Os cortes argentinos e a farofa especial são bem servidos e saborosos. Na sobremesa, os churros de doce de leite fazem sucesso. Ótima pedida para o almoço pós-prova.

Acesse o site do Tragga clicando aqui.

7. SANTA TERESA

Com suas casas antigas, palacetes e ruas estreitas de pedregulho, o bairro de Santa Teresa, na região central, é charmoso e tem um ar retrô. Há quem diga que caminhar pelas ruas de Santa Teresa é como passear por algumas cidades europeias.

A Escadaria Selarón enche de cor o trajeto entre a Lapa e Santa Teresa. Obra do chileno Jorge Selarón, o mosaico da escadaria ganhou notoriedade por servir como palco de clipes, propagandas, editoriais de moda e, claro, milhões de fotos em redes sociais.

Escadaria Selarón

8. MUSEU DO AMANHÃ

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que apresenta ao público as oportunidades e os desafios que a humanidade terá que enfrentar nas próximas décadas quando o assunto é sustentabilidade. Em pouco mais de três anos, três milhões de visitantes já passaram por lá. Trata-se do museu mais visitado do Brasil.

O Museu do Amanhã está na Praça Mauá, no Centro, e cobra R$ 20 pela entrada (a meia-entrada custa R$ 10). Consulte os horários de visitação.

9. MURETA DA URCA

Aproveitar o fim de tarde na Mureta da Urca é um programa irresistível do Rio. Enquanto esperam o pôr do sol na Baía da Guanabara, casais e grupos de amigos bebem cerveja e curtem uma paisagem privilegiada. A foto abaixo ajuda a explicar como a Mureta da Urca ganhou tanta popularidade.

10. NITERÓI

Para quem tiver tempo e disposição, vale a pena ir até Niterói, que oferece algumas das vistas mais deslumbrantes do estado. Treze km separam as belezas de Niterói do Rio. A cereja do bolo pode ser a visita ao MAC (Museu de Arte Contemporânea).