compartilhe

0

0

Nutrição

5 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata

Um menu rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias pode manter você longe da doença

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

O câncer de próstata certamente é uma doença que assusta bastante os homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o segundo tipo de tumor mais comum entre pessoas do sexo masculino (o primeiro é o de pele), e o quarto considerando também as mulheres.

Assim como outras doenças crônicas, a prática regular de atividade física e uma dieta saudável são fatores fundamentais para a prevenção do câncer de próstata, e reduzem consideravelmente o risco de desenvolver o problema. “Alimentos naturais (de preferência orgânicos) possuem vitaminas, fibras, minerais e substâncias antioxidantes e anti-inflamatórios. Esses micronutrientes têm potencial muito grande para evitar e auxiliar no tratamento de tumores”, explica Bruna Pavão, nutricionista em São Paulo. Com a ajuda da especialista, listamos abaixo alimentos que previnem o câncer de próstata, turbinam a saúde e não podem faltar no seu cardápio.

MAIS
Os benefícios da corrida em curto, médio e longo prazo
5 doenças crônicas que você previne com a corrida

TOMATE O licopeno, componente que confere a cor avermelhada ao fruto, inibe a multiplicação de células cancerígenas. “Ele não é benéfico apenas para a prevenção de tumores na próstata, como também em outras áreas do organismo”, afirma Bruna. Estudos mostram que o organismo absorve melhor o licopeno quando a substância é aquecida.

SALMÃO Possui ômega-3. Essa gordura insaturada minimiza a inflamação celular que, quando crônica, pode dar origem a tumores. Além disso, a substância fortalece a imunidade do organismo, ajudando na prevenção da doença. Outros peixes de água fria, como sardinha e arenque, também são ricos em ômega-3.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

CHÁ-VERDE A bebida é rica catequina, um poderoso antioxidante. A substância combate os radicais livres (resultantes da queima de oxigênio pelas células), que em excesso no organismo podem causar alguns tipos de câncer. O chá-verde ainda acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico durante o treino.

BRÓCOLIS O vegetal possui diversos nutrientes com poder antioxidante e anti-inflamatório, como vitamina C, zinco e betacaroteno. A hortaliça ainda aumenta a atividade de enzimas responsáveis por eliminar e bloquear substâncias cancerígenas do corpo.

Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

LINHAÇA A semente ajuda a controlar o nível de testosterona no organismo. O desequilíbrio do hormônio no organismo do homem é um dos causadores do câncer de próstata. Você pode consumir o alimento com frutas, iogurtes ou até usá-lo no preparo de pães.

Fuja dos vilões da dieta

Do mesmo jeito que existem alimentos que ajudam a prevenir o câncer, há outros que podem contribuir para o desenvolvimento da doença. Os produtos industrializados são os principais vilões da saúde. Isso porque, possuem conservantes e aromatizantes artificiais que prejudicam o organismo. “Essas substâncias podem gerar processos inflamatórios e acelerar o crescimento de células cancerígenas”, alerta Bruna.

O consumo de sal, açúcar, laticínios e carne vermelha também deve ser moderado, especialmente por quem tem histórico de câncer na família. No entanto, antes de cortar qualquer alimento natural da dieta, procure um nutricionista para evitar que falte algum nutriente importante na sua dieta.