compartilhe

0

0

Nutrição

5 benefícios da couve para quem corre

Nutritiva, a verdura pode ajudar a turbinar sua performance

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Os benefícios da couve para quem corre

Ingrediente presente em diversos preparos, a couve é bastante nutritiva e pode contribuir com o desempenho de quem treina regularmente. Confira a seguir algumas vantagens que o alimento traz para você!

1 – Reduz dores pós-treino
O vegetal é fonte de vitamina C, vitamina A, manganês e diversos flavonoides. Essas substâncias possuem grande poder antioxidante e anti-inflamatório. Por isso, ajudam a reparar os danos causados pelo exercício. “A corrida promove inflamações nas fibras musculares e a liberação de radicais livres que prejudicam as células. Os nutrientes presentes na couve reduzem a ação desses agentes, o que ajuda na recuperação do organismo e retarda o envelhecimento”, explica a nutróloga Ana Valéria Ramirez.

2 – Mantém o coração saudável
Devido ao alto teor de fibras, o consumo regular de couve ajuda a reduzir o colesterol. “Isso acontece por meio da ligação com os ácidos biliares que o fígado produz a partir do colesterol, pela digestão de gordura. Como muitos desses ácidos biliares são acoplados com fibra, o fígado aumenta a produção da substância para digerir gordura”, explica Ana Valéria.

3 – Ajuda a secar o shape
Com poucas calorias (25 em 100g), o vegetal é um forte aliado para o processo de emagrecimento. Além disso, a couve dá sensação de saciedade e diminui o apetite”, garante a nutróloga. Mais: o vegetal desintoxica o organismo e contribui para reduzir o inchaço.

4 – Evita cãibras e combate a fadiga
O alimento é fonte de cálcio, mineral que participa do processo de contração e de relaxamento muscular.  “A deficiência do nutriente no organismo pode gerar cãibras, cansaço generalizado e desconforto devido ao não relaxamento muscular adequado”, explica Jéssica Berto, nutricionista esportiva da Estima Nutrição. O cálcio ainda é responsável pelo processo de formação da massa óssea. Por isso, a couve ajuda a manter seu esqueleto forte (que sofre bastante com o impacto da corrida).

5 – Relaxa os músculos
“O magnésio presente na verdura é considerado um tranquilizante natural e ajuda no relaxamento dos músculos esqueléticos, da musculatura dos vasos sanguíneos e do trato gastrointestinal”, lista Ana Valéria. No entanto, para garantir esses benefícios, é preciso ingerir diariamente, pelo menos, cinco folhas da hortaliça – ou complementar o cardápio com outros alimentos ricos no nutriente, como uva, banana, abacate, nozes, espinafre, salmão.

Os benefícios da couve para quem corre

2 RECEITAS DE SUCO VERDE PARA VOCÊ CONSUMIR MAIS COUVE
Quer uma forma prática de incluir o vegetal no cardápio? Você pode investir em sucos. Prática, a bebida traz todos os benefícios da hortaliça e é boa opção para o café da manhã ou até mesmo para as refeições pré e pós-treino.

Receita 1
Ingredientes:
-1/2 beterraba cozida
-1 colher (sopa) de salsinha
-1 colher (sopa) de couve
-1/2 maçã
-150 ml de água

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Receita 2 
Ingredientes:
-1 copo (250ml) de água
-3 folhas de couve
-2 colheres (sopa) de amaranto
-Polpa de 1 maracujá
-Suco de 1 limão

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.