compartilhe

Nutrição

6 alimentos naturais para ganhar energia e melhorar o rendimento

Nutricionistas selecionaram uma lista de alimentos que não podem faltar no seu cardápio

RedaçãoPor
Redação

Adotar uma dieta rica em alimentos naturais um passo fundamental para alcançar melhores resultados na prática de esportes como a corrida. A ingestão de determinados nutrientes funciona como uma espécie de “combustível”, que se torna indispensável para o corredor gerar a energia necessária e alcançar uma boa performance.

Com a ajuda dos nutricionistas Leonardo Beguine, Carolina Faria e Vanessa Lodi – especialistas em nutrição esportiva – listamos seis alimentos naturais capazes de proporcionar mais energia durante a corrida.

6 alimentos naturais para ganhar energia

1. Beterraba

A raiz tuberosa possui betanina, substância capaz de reduzir a ação da fadiga. A beterraba também é rica em nitrato que, quando entra em contato com o organismo, se transforma em ácido nítrico.

“Quando atua no organismo, o óxido nítrico melhora a absorção dos nutrientes dos músculos (gerando mais energia e aumentando a resistência física), além de permitir que o tempo da atividade se estenda em cerca de 16% a mais que o normal”, explica Vanessa.

2. Grão-de-bico

“O grão-de-bico é uma boa fonte de energia: uma porção de 100g possui 164kcal, fornecendo 9g de proteína, 27g de carboidratos, 3g de gorduras e 8g de fibras”, afirma Carolina. A composição da leguminosa ainda inclui ácido fólico, cálcio, fósforo e as vitaminas C, E e K, um conjunto indispensável para os praticantes de corrida e de outros esportes.

3. Tofu

Este alimento à base de soja é a solução ideal para aqueles que desejam diminuir ou eliminar o consumo de carnes da dieta sem prejudicar o equilíbrio da pirâmide alimentar. “O tofu é uma ótima opção para desportistas vegetarianos, pois, em sua composição, há um valor significativo de proteínas vegetais. Além de não conter a lactose (açúcar do leite), ele é livre de colesterol, substância que encontramos na carne”, ressalta Leonardo.

4. Frutas vermelhas

“Ricas em vitaminas e minerais, as frutas vermelhas são excelentes fontes de antioxidantes, e não podem ser esquecidas na dieta dos praticantes de corrida”, alerta Vanessa. A vasta opção de sabores presente nesse grupo inclui morango, cranberry, blueberry, amora e framboesa. Os antioxidantes são compostos capazes de neutralizar a ação dos radicais livres, substâncias nocivas que são expelidas das células durante o seu processo de renovação, e consequentemente aumentam o risco de lesões provocadas pela prática de esportes.

5. Tapioca

Muito presente na mesa das regiões norte e nordeste, a tapioca é o amido extraído da mandioca. Este produto não contém glúten, gordura e sódio, podendo se transformar na opção perfeita para substituir o pão. “Para quem corre é indicado o consumo de um carboidrato de índice glicêmico baixo antes de realizar o exercício, isso inclui a tapioca”, conta Leonardo.

6. Oleaginosas

Nozes, castanhas, avelãs, amêndoas, pistache… O grupo das frutas oleaginosas contém as chamadas “gorduras boas”, que, quando combinadas com outros tipos de alimentos, fortalecem a nutrição dos esportistas e aumentam sua produtividade. “É importante combinar alimentos ricos em carboidrato e proteína com baixa taxa de ingestão de gorduras, dando preferência para as monoinsaturadas e poli-insaturadas presentes nas oleaginosas”, destaca Carolina.