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Nutrição

5 alimentos para um cardápio mais saudável

Listamos algumas alternativas e seus benefícios para o organismo

RedaçãoPor
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cardápio saudável

Para ter bons resultados nos treinos e na balança, combinar a atividade física com uma dieta balanceada é muito importante. Existem alguns alimentos que podem ajudar (e muito!) você a alcançar esses objetivos.

Em conjunto com a nutricionista da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabedian, nós listamos 5 alimentos para você incluir em seu cardápio. Dentre os seus benefícios estão: regulação do intestino, emagrecimento, ganho de massa muscular e mais! Confira:

1. Aveia

Apesar de não ser um alimento com baixas calorias, possui fibras e proteínas que ajudam no atraso do esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade e assim ajudando no combate à obesidade. A sua ótima combinação de fibras solúveis e insolúveis ajuda ao funcionamento do trânsito intestinal. Além disso, retarda o tempo de absorção de glicose e por isso é eficaz tanto em processos de emagrecimentos como em algumas doenças metabólicas como o diabetes.

2. Brócolis

Contém altos níveis de vitamina A, necessária para a saúde da pele e dos olhos, além do o betacaroteno, essencial para a saúde do fígado e para o funcionamento imunológico. Esse é um vegetal crucífero e por isso ajuda na redução de peso, funciona como alimento anti-inflamatório, contribui para a redução da pressão arterial e níveis de colesterol.

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3. Ovo

Alimento com alta concentração de proteína que ajuda no rejuvenescimento, na memória e no ganho e manutenção de massa muscular. A taxa de absorção de proteínas que o ovo permite é alta, fazendo com que não haja perdas de nutrientes. Desta forma, ele é indispensável para quem busca um alimento com baixas calorias e boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais.

4. Limão

O seu teor elevado de ácido cítrico atua como um antibiótico natural, por funcionar como agente bactericida. Auxilia no processo digestivo, pois estimula a produção de saliva e sucos gástricos, e facilita a digestão de carnes e proteínas em geral, bem como no metabolismo de gorduras.  Além disso, o limão tem ação alcalinizante, antioxidante, cicatrizante, ajuda no emagrecimento e promove bem-estar, saúde e longevidade.

5. Banana

Melhora a saúde do coração, pois é rica em potássio. As fibras presentes na banana ajudam na digestão e saúde do sistema digestivo, e os carboidratos de alta absorção são ideais para quem pratica atividade física, pois regulam os níveis de energia e recompõe as energias vitais no pós-treino.