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Nutrição

9 alimentos para aumentar a imunidade

Sua dieta pode, sim, dar suporte ao corpo para reforçar o sistema imunológico. Descubra aqui o que não deve faltar no prato a fim de melhorar as defesas do organismo

Redação WRunPor
Redação WRun

Por Chris Biltoveni

A gente sabe que não existe dieta específica para o combate ao coronavírus. Mas os especialistas garantem que alguns alimentos podem colaborar no fortalecimento do sistema imunológico. “Boas escolhas vão dar suporte ao corpo para incrementar as defesas do organismo, o que ajuda a frear ameaças externas e/ou minimizar os sintomas da doença”, destaca a nutricionista Fernanda Grijó.

Portanto, o melhor a fazer nesse momento é colocar no cardápio nutrientes diretamente associados ao reforço da imunidade e que combatem a oxidação das células, porque é isso que danifica os tecidos e favorece o aparecimento de problemas de saúde. “Mas não basta a inclusão de alimentos específicos, é preciso atenção a alguns ajustes importantes. Você tem que controlar o consumo de gorduras, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o uso de sal, cujo excesso pode provocar uma desidratação no organismo e afetar a produção de anticorpos”, alerta a nutricionista Alline Cristina Schüncke.

Veja, abaixo, quais são os 9 alimentos pró-imunidade que não devem faltar à mesa em tempos de pandemia.

1. Alho: fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, além de ser expectorante.

2. Amêndoa: é rica em zinco, que age aumentando a imunidade das células.

3. Cogumelos: têm selênio, antioxidante que estimula a ação dos linfócitos (células do sistema imune), fortalecendo o sistema imunológico.

4. Frutas cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, mexerica e maracujá são campeãs em vitamina C e têm propriedades antioxidantes, que previnem a oxidação das células do organismo.

5. Gengibre: rico em vitaminas C e B6, é anti-inflamatório, antifúngico e bactericida, o que colabora no tratamento de problemas respiratórios.

6. Iogurtes: contêm probióticos (“bactérias boas”) que, consumidos em quantidades adequadas, regulam o sistema imunológico, além de ajudarem na prevenção de inflamações intestinais.

7. Peixes: possuem as gorduras ômega 3 e ômega 6, que melhoram a resposta imunológica.

8. Quinoa: tem bastante zinco e lisina, importantes na manutenção do sistema imunológico.

9. Vegetais verde-escuros: espinafre, couve e brócolis são boas fontes de ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelas defesas do organismo.

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