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Nutrição

Oito alimentos contra a pressão alta

Além de praticar exercícios físicos, uma dieta balanceada pode ajudar você a manter a hipertensão longe

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alimentos contra a pressão alta

Se você tem uma rotina de treinos ativa – corre pelo menos três vezes por semana –, sua lição de casa para manter a saúde em dia a hipertensão bem longe já está praticamente feita, certo? Não é bem assim. Outros fatores como fumo, excesso de peso, consumo de álcool e, principalmente, maus hábitos alimentares também colocam você na mira de doenças cardiovasculares, como o AVC e o infarto.

A primeira medida a ser tomada para reduzir seus riscos de se tornar hipertenso: controlar o consumo de sódio. A recomendação de ingestão diária é de até cinco gramas de sal por dia – três gramas referentes ao sal que colocamos na comida e outros dois ao já existente nos alimentos. Antes de comprar um produto industrializado, dê uma olhada na tabela nutricional dele. Se apresentar 20% ou mais de sódio do valor diário recomendado para uma porção, coloque-o de volta na prateleira.

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Na sua lista de compras, priorize os alimentos naturais. Com a ajuda das nutricionistas Isabela Mota, Nágila Damasceno e Marcia Gowdak, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), listamos oito aliados que ajudam a proteger você da hipertensão.

1. Peixes fontes de ômega-3 O ácido graxo aumenta a síntese de substâncias vasodilatadoras, tais como o óxido nítrico, além de ter ação similar a alguns medicamentos anti-hipertensivos.
2. Morango A fruta apresenta relação inversa com a incidência de hipertensão graças à ativação de uma enzima responsável pelo aumento da vasodilatação arterial.
3. Beterraba Vários estudos têm mostrado que o consumo diário de suco de beterraba, rico em nitratos e carboidratos, contribui para a manutenção da pressão arterial.
4. Frutas secas Damasco, uva-passa e ameixa-preta apresentam elevado teor de potássio, mineral que atua de modo positivo no controle da hipertensão arterial.
5. Oleaginosas São fontes importantes de ácido linoleico e linolênico, que têm mostrado associação negativa com a pressão arterial.
6. Romã Pesquisas mostram que o suco da fruta é rico em antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias, provavelmente responsáveis pelo seu efeito hipotensor.
7. Lacticínios magros Cada porção de iogurte adicionada à dieta foi associada com redução de 6% do risco de hipertensão arterial. O responsável: os altos teores de cálcio.
8. Azeite de oliva extra virgem Está associado à maior produção de endotelina e óxido nítrico, ambos considerados importantes reguladores da pressão arterial.

*Originalmente publicada em 26 de abril de 2016