compartilhe

0

0

Nutrição

5 alimentos que ajudam a perder peso

Nutricionistas indicam ingredientes que aceleram a queima de gordura

Daniel NavasPor
Daniel Navas

Alimentos que ajudam a perder peso

CHIA
Rica em fibras, a semente é capaz de absorver bastante água e se transforma em uma espécie de gel no estômago. Isso ajuda a reduzir o apetite. Mais: o alimento contribui para regular o intestino e acelerar o metabolismo. “Ou seja, seu organismo vai passar a gastar uma maior quantidade de calorias em repouso e, consequentemente, queimar mais gordura. Tudo isso, desde que sua dieta seja equilibrada, claro”, explica Bruna Angelo Barreto, nutricionista e supervisora de nutrição do Hospital Niterói D’Or, no Rio de Janeiro.

Alimentos que ajudam a perder peso

ÓLEO DE COCO
É fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura saturada que o organismo transforma rapidamente em combustível (em vez de estocar na sua barriga). “Por ser uma boa fonte energética, o alimento mantém você saciado por mais tempo, o que auxilia o emagrecimento”, esclarece Thaís Barca, nutricionista esportiva, em São Paulo.

Alimentos que ajudam a perder peso

CHÁ-VERDE
É rico em cafeína, substância que acelera o metabolismo e incentiva a lipólise (processo no qual gorduras estocadas no corpo são disponibilizadas na corrente sanguínea como fonte de energia). Mais: a erva inibe a ação da amilase, enzima responsável pela digestão de carboidratos, reduzindo a absorção de açúcar pelo organismo.

Alimentos que ajudam a perder peso

PIMENTA
O alimento tem efeito termogênico (eleva a temperatura do organismo), o que pode acelerar o metabolismo em até 20%. “A substância responsável por isso é a capsaicina, que dá o sabor picante a diversas especiarias”, explica Ricardo Zanuto, nutricionista esportivo e doutor em fisiologia humana pela Universidade de São Paulo (USP). Ingredientes como canela, gengibre e mostarda produzem efeitos semelhantes aos da pimenta e também ajudam a perder peso.

Alimentos que ajudam a perder peso

OVO
Em um estudo publicado no International Journal of Obesity , pessoas que seguiram uma dieta durante oito semanas e comeram ovos no café da manhã emagreceram 65%  mais do que as que fizeram regime mas não consumiram esse alimento. Uma das razões para isso é que, por ser fonte de proteínas e gorduras, nutrientes de digestão lenta, o ovo faz com que você demore mais para sentir fome. O ingrediente ainda tem colina, composto que ajuda a bloquear a absorção de gorduras pelo organismo.