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Nutrição

Barra de sementes e nuts

Fácil, rápida e gostosa, a receita tem amêndoas e sementes, ótimas aliadas para fortalecer o sistema imunológico em tempos de coronavírus

Redação WRunPor
Redação WRun

Por Christina Biltoveni

Quer matar aquela vontade de comer um doce no meio da tarde sem extrapolar? Pois bem: essa barrinha, além de saudável, deliciosa e prática, ainda vai ajudar você a reforçar o sistema imunológico – uma estratégia e tanto em tempos de coronavírus.

“Não existem alimentos específicos para combater o COVID-19, mas o ideal é você dar suporte ao organismo para melhorar as defesas, o que ajuda a frear ameaças externas e/ou minimizar os sintomas da doença”, explica a nutricionista Fernanda Grijó.

E tanto a amêndoa como as sementes presentes na nossa receita fazem exatamente isso. Ambas têm zinco, mineral com ação direta na atividade dos linfócitos, células de defesa imprescindíveis para manter o sistema imunológico fortalecido.

Além disso, a amêndoa também é rica em vitamina E e magnésio, dois antioxidantes com o poder de combater os radicais livres, moléculas que, em excesso, atrapalham o bom funcionamento do organismo, causando diversas doenças.

A receita é da nutricionista Tatiana Camacho Barão e rende de 4 a 6 barrinhas.

Ingredientes
– 1 ½ xícara (chá) de grãos de aveia prensados
– ½ xícara (chá) de amêndoas
– ½ xícara (chá) de sementes de chia
– ½ xícara (chá) de mix de sementes de girassol, de abóbora e de gergelim
– ½ xícara (chá) de ameixas secas (se estiverem muito secas, hidrate-as em água por 10 minutos)
– ½ xícara (chá) de uvas passas pretas
– 5 col. (sopa) de melaço ou mel
– canela a gosto

Modo de preparo

Triture no processador de alimentos as ameixas até obter uma pasta. Junte o melaço ou mel. Reserve. Pique as amêndoas em pedaços, junte as sementes de chia, o mix de sementes, as uvas passas, a aveia prensada e uma pitada de canela. Reserve.

Em um recipiente redondo, misture a massa de melaço e ameixas com a mistura de amêndoas, sementes, uva passas e aveia. Mexa, misturando todos os ingredientes.

Em uma forma de bolo inglês, coloque papel vegetal e, em seguida, a mistura. Prense a mistura com as costas de uma colher até ficar lisa e com altura uniforme.

Leve ao forno a 160ºC de 20 a 25 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Tire da forma e coloque no freezer antes de cortar as barrinhas.

Dica: é importante esfriar para cortar as barrinhas. Caso contrário, elas podem esfarelar. Guarde-as em um recipiente fechado. A validade é de apenas uma semana.