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Nutrição

Os benefícios do tomate para quem corre

Rico em antioxidantes, o fruto auxilia na prevenção de doenças e na recuperação após os treinos

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Benefícios do tomate

O tomate já faz parte do cardápio de muitos brasileiros. Em saladas ou em molhos, ele pode até passar desapercebido, entrando mais como um ‘complemento’ no prato.

Mas você sabia que o fruto possui vários benefícios importantes para a saúde e para o desempenho do corredor? Em conjunto com a nutricionista Bruna Pavão, nós listamos os principais benefícios do tomate. Confira!

Previne doenças

Devido à sua alta concentração de antioxidantes e licopeno, o tomate é um alimento muito indicado na prevenção de doenças como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O licopeno possui substâncias que inibem a multiplicação de células cancerígenas em nosso corpo. O fruto é muito famoso no combate a dois tipos de câncer: Próstata e Pâncreas.

Ajuda na saúde dos olhos e na qualidade do sono

Se você está procurando por uma boa noite de sono, os benefícios do tomate podem te ajudar bastante. Devido à sua alta concentração de antioxidantes, ele pode ajudar na recuperação dos músculos – melhorando a qualidade do sono. Além disso, ele é muito importante para a visão. “O tomate é capaz de evitar qualquer degeneração na retina e qualquer outra parte dos olhos”, explica Bruna.

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Recuperação, desempenho e manutenção dos ossos

Como dito no item anterior, o tomate ajuda na recuperação muscular. A presença de carotenoides ajuda a evitar e combate inflamações – tanto nos músculos quanto nos órgãos. Por isso, o processo de recuperação após o exercício se torna mais rápido, melhorando a resistência e, consequentemente o desempenho.

Devido ao licopeno, o tomate também ajuda na circulação de oxigênio no sangue, o que contribui para o ganho de resultados. O fruto ainda conta com a presença do potássio em sua propriedade, que combinado com o licopeno ajuda na manutenção dos ossos.

Como consumir?

Vale lembrar que a melhor forma de absorver todos esses benefícios do tomate é inserindo o fruto em uma dieta balanceada. De acordo com a nutricionista Bruna Pavão, os nutrientes presentes no tomate são melhor aproveitados quando cozidos. Então sopas e molhos são ótimas opções para incluir no cardápio.

“Uma dica interessante é optar pelos tomates orgânicos e com coloração mais avermelhada. Quanto mais forte for sua cor, maior é quantidade de licopeno presente em sua estrutura”, sugere Bruna.

Benefícios do tomate

Sopa de tomate pós-treino

A nutricionista Bruna Pavão sugeriu uma receita de sopa de tomate para você tomar depois dos treinos ou durante a noite. Além do tomate, a receita leva batata – rica em carboidratos, ela ajuda a repor as energias do exercício. Confira:

Ingredientes:
5 Tomates;
⅓ de Cebola;
2 dentes de Alho;
2 Batata-doce ou tradicional;
Cubos de frango/carne ou tiras de cogumelo (opcional).

Modo de preparo:
Pique e refogue o tomate junto do alho e da cebola em fogo médio. Tempere com sal, pimenta e orégano. Cozinhe as batatas e depois amasse-as. Bata tudo em um liquidificador e volte na panela para finalizar. Não esqueça de provar para ajustar os temperos. Se a sopa estiver muito grossa, adicione água até estar na consistência desejada.

Se preferir, adicione cubos de carne/frango ou tiras de cogumelos depois de pronta. São ótimas fontes de proteína.