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Nutrição

Coma beterraba e corra mais

O vegetal é fonte de nutrientes que melhoram o fluxo sanguíneo e favorecem o desempenho em esportes de resistência

RedaçãoPor
Redação

Os benefícios da beterraba para os treinos

Um estudo publicado no jornal científico Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism confirmou que a beterraba é um ótimo alimento para quem pratica esportes de resistência (como a corrida). Isso porque, a raiz é fonte de nitrato, substância usada pelo organismo para a produção de óxido nítrico (um poderoso vasodilatador, que aumenta o fluxo sanguíneo e faz com que mais nutrientes cheguem aos músculos durante a atividade física).

Na pesquisa, atletas de elite que consumiram 6 mmol de nitrato (via suco de beterraba) gastaram aproximadamente 4% menos oxigênio durante o exercício, em comparação a quando ingeriram 3 mmol do nutriente. Grosso modo, essa economia de oxigênio significa que se comer o alimento antes do treino você vai conseguir correr em um mesmo ritmo se cansando menos do que se não colocá-lo no cardápio.

Alimento x suplemento
Outra descoberta dos cientistas foi que, isoladamente (em forma de suplemento), o nitrato não produz o mesmo efeito do suco de beterraba. Isso deixa claro que não é apenas o nutriente que contribui para a performance, mas todo o coquetel de antioxidantes, vitaminas e polifenóis presentes no vegetal de cor avermelhada.