compartilhe

0

0

Nutrição

Como se recuperar de um pé na jaca e retomar a dieta

Apostar em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes é uma das principais táticas para isso

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Exagerou no final de semana? Veja como voltar a dieta

Você comeu demais no fim de semana – ou na happy hour com os amigos – e agora está cheio de culpa por ter fugido da dieta? Calma! Cometer deslizes vez ou outra é normal e não vai colocar seus resultados a perder se você retornar logo à sua rotina de alimentação saudável. Com ajuda da nutricionista Natalia Dourado, da Sanavita, o SUA CORRIDA montou um plano para você recuperar seu organismo dos excessos e retomar a dieta.

CAFÉ DA MANHÃ

Faça um suco nutritivo Seu corpo precisa de vitaminas, minerais e fibras para se livrar das toxinas geradas pelo “pé na jaca”. “Frutas, legumes e vegetais verde-escuro são ótimas opções para fornecer esse nutrientes ao organismo”, afirma Natália. E como não dá para comer salada no café da manhã, fazer um suco de abacaxi, limão e couve; ou de laranja, beterraba e cenoura, por exemplo, pode ser uma boa para ingerir esse alimentos. “Eles vão ajudar a garantir o bom funcionamento do intestino, aumentar a imunidade e trazer saciedade – o que ajuda na perda de peso.” Confira no link algumas receitas de sucos detox.

Aposte na proteína O nutriente tem digestão lenta. Ou seja, vai fazer com que você demore para sentir fome. Em um estudo publicado no International Journal of Obesity, pessoas que comeram alimentos ricos em proteína no café da manhã acabaram ingerindo 400 calorias a menos ao longo do dia, em comparação a quando não consumiram o nutriente. Ovo, iogurte e queijo são boas opções para a primeira refeição do dia.

Exagerou no final de semana? Veja como voltar a dieta

ALMOÇO E JANTAR

Coma comida de verdade Fique longe de alimentos industrializados, que são ricos em sódio e conservantes. Essas substâncias causam retenção de líquido e aumentam o inchaço. Frituras também não são indicadas: além de calóricas, elas desaceleram o metabolismo e fazem com que o organismo demore mais para eliminar toxinas. O ideal nessa refeição é consumir muitas verduras, legumes e alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, frango, ovo). Você já viu os benefícios disso.

Evite carboidratos refinados Doces, massas e arroz brancos são pouco nutritivos e ainda causam um pico de insulina no organismo. O hormônio está ligado ao acúmulo de gordura e, em excesso, ainda faz com que o açúcar no seu sangue baixe rapidamente. Aí, o cérebro entende que você precisa comer algo para ter energia e desperta a sensação de fome.

Exagerou no final de semana? Veja como voltar a dieta

LANCHE DA TARDE

Beba chás termogênicos Essas bebidas (como o chá-verde e o branco) aceleram o metabolismo, possuem propriedades diuréticas e são ricas em antioxidantes. “Tudo isso vai ajudar o organismo tanto na eliminação de toxinas quanto na oxidação de gorduras indesejadas”, explica a nutricionista da Sanavita

O DIA INTEIRO
Tome bastante água Manter o organismo hidratado é essencial para que ele realize bem as suas funções. Além disso, beber água facilita a eliminação de toxinas, ajuda a minimizar a retenção de líquido e diminui o inchaço.