compartilhe

0

0

Nutrição

Conheça os benefícios do café com óleo de coco

Explicamos por quê o café com óleo de coco caiu nas graças dos seguidores de uma alimentação saudável e praticantes de atividade física

Mariana AmorimPor
Mariana Amorim

Café com óleo de coco

Já imaginou uma bebida que fornece energia constantemente durante o treino? Sim, ela existe! Estamos falando do café com óleo de coco. A mistura já caiu nas graças de muitos adeptos da alimentação saudável e praticantes de atividade física. Saiba o porquê:

O CAFÉ

Já é um antigo aliado dos atletas, tanto amadores quanto profissionais. Poderoso, ele estimula o sistema nervoso central e aumenta a liberação de catecolaminas (grupo de neurotransmissores como adrenalina e dopamina), que têm função estimulante. Também preserva o uso do glicogênio muscular (combustível) durante o exercício, assim, você rende mais e melhor.

O ÓLEO DE COCO

O óleo de coco tem diversos benefícios. Entre eles, destaque para o auxílio no controle da saciedade e na redução da gordura corporal. “O alimento é poderoso, pois nosso corpo metaboliza facilmente os triglicerídeos de cadeia média (TCM). Quando ingerimos o óleo de coco, ele é 100% aproveitado como fonte de energia, de forma rápida, pois não há a necessidade de enzimas para sua digestão e absorção”, aponta Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

A RECEITA

O melhor é usar o óleo de coco extravirgem, que preserva todos os nutrientes do alimento. Despeje em um copo 150 ml de café e 1 colher de chá rasa do óleo. Depois, misture tudo com o auxílio de um mixer ou liquidificador, para que se transforme em uma bebida homogênea.

MAIS
17 nutrientes essenciais para quem corre
Os melhores treinos para ganhar velocidade

Também é possível dar um up na receita (e na performance) adicionando condimentos com propriedades termogênicas ou antioxidantes: vão bem gengibre em pó, cacau em pó sem açúcar ou ainda pumpkin pie spice (mix de temperos, como canela, cardamomo e cravo em pó).

COMO USAR NO PRÉ-TREINO

“Se seu objetivo é diminuir a porcentagem de gordura corporal e você vai fazer um exercício em ritmo leve, beba apenas esse café turbinado e parta para o exercício”, orienta o especialista. “Agora, se sua meta é melhorar a performance na corrida e a atividade vai ser intensa, inclua na refeição uma fonte de carboidrato, para garantir um aporte de energia ainda maior e mais rápido”, aconselha Alan. O ideal é que o café com óleo de coco seja consumido de 20 a 40 minutos antes dos exercícios.

Porém, é preciso ter cautela. A mistura pode soltar o intestino de algumas pessoas. A dica é testar antes do treino e não antes de uma prova.

A INVENÇÃO

Há relatos de que o americano Dave Asprey, um investidor de tecnologia do Vale do Silício, foi o primeiro a propagar os benefícios da bebida após duas décadas de pesquisa. O objetivo dele era encontrar um alimento que pudesse fazer com que qualquer pessoa melhorasse o nível de concentração e até o QI. Asprey batizou a mistura como “bulletproof coffee” (café à prova de balas, em tradução livre). A receita “original” leva um pouco de manteiga sem sal e clarificada (ou ghee).

*Originalmente publicada em 25 de novembro de 2016