compartilhe

0

Nutrição

Sopa de batata-doce e gengibre para espantar o frio

A receita é ótima para repor as energias e tem substâncias que minimizam dores pós-treino

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

Sopa de batata-doce com gengibre

É inegável que no inverno a vontade de beliscar o tempo todo aumenta, né? Isso acontece porque no frio o corpo gasta um pouco mais de calorias para se manter aquecido e, principalmente, pois nosso cérebro busca recompensas (leia comidas gostosas) para minimizar o desconforto provocado pelas baixas temperaturas. Uma maneira de evitar que tudo isso acabe refletindo em quilinhos extras na balança é apostar em pratos saborosos e nutritivos, que saciam por mais tempo e vão trazer o conforto que o organismo busca.

É o caso da sopa de batata-doce e gengibre: a receita une os carboidratos complexos da batata-doce (que repõem o estoque de energia) e as substâncias anti-inflamatórias do gengibre (que combatem as dores pós-treino). Um bônus: a especiaria ainda age como termogênico, ou seja, eleva o metabolismo e facilita a perda de peso.

SOPA DE BATATA-DOCE E GENGIBRE 
Receita sugerida pelo Vigilantes do Peso

Ingredientes
– 3 batatas-doces laranjas cruas, descascadas e cortadas em cubos
(se não tiver a batata-doce laranja, você pode usar a branca)
– 1 colher (sopa) de azeite
– 1 colher (sopa) de mel
– 1 colher (sopa) de óleo de milho
– 1 cebola crua fatiada
– 1 colher (sopa) de gengibre descascado e picado
– 2 dentes de alho
– 4 xícaras (chá) de leite desnatado
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 200 ºC. Em uma assadeira, coloque as batatas com o azeite e o mel. Asse por aproximadamente 15 minutos, até que estejam douradas. Em uma panela antiaderente, aqueça o óleo em fogo médio. Acrescente a cebola, o gengibre e o alho e cozinhe por aproximadamente 10 minutos, até que a cebola esteja transparente. Adicione as batatas e o leite na panela e deixe levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por oito minutos. Bata a sopa no liquidificador. Antes de servir, tempere com o suco de limão, sal e pimenta.