compartilhe

0

Nutrição

Os benefícios do suco de laranja para o pós-treino

A bebida ajuda a repor a energia e facilita a recuperação pós-exercício

Juliana MesquitaPor
Juliana Mesquita

suco de laranja

Uma das bebidas mais clássicas do cardápio dos brasileiros, o suco de laranja é fonte de nutrientes essenciais para a saúde. A bebida é rica em vitamina C e também possui alguns minerais como potássio e magnésio. Além disso, contém grande concentração de compostos bioativos.

“Dentre esses compostos, destacam-se os flavonoides e carotenoides, que atuam prevenindo o envelhecimento precoce, combatendo inflamações e reduzindo o risco para doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e cardiovasculares”, lista a nutricionista esportiva Talita Ferraz.

Benefícios para o pós-treino

O suco de laranja é fonte de carboidratos de rápida absorção, o que colabora para a reposição de energia após o treino. “Em se tratando de atletas ou praticantes de atividade física moderada ou intensa, que realmente necessitam de reposição energética, o suco de laranja pode ser um excelente recurso, uma vez que fornece carboidratos de rápida absorção, evitando a perda de massa magra”, fala Talita.

Outro benefício importante é seu poder antioxidante e, por isso, sua ingestão está relacionada ao combate aos radicais livres produzidos durante o exercício. Além disso, seu consumo também tem sido relacionado à redução da fadiga muscular.

Acerte na dose!

De acordo com Talita, a quantidade ideal da bebida depende de vários fatores, já que a dieta deve ser individualizada. Mas a ingestão de uma porção de 250 ml por dia já garante os seus benefícios.

MAIS
Sucos para tomar antes e depois do treino
5 benefícios da couve para quem corre

Posso usar o suco de laranja como isotônico?

Para poder administrar a bebida durante os treinos, é fundamental antes consultar um especialista. “Nós, nutricionistas, temos que analisar a intensidade, a duração e o tipo de treino para concluir a necessidade de carboidratos durante a atividade física. Além dos carboidratos, é necessário levar em consideração os eletrólitos, a proporção glicose/frutose e a questão do desconforto abdominal”, destaca.

O suco pode prejudicar a dieta?

Você já deve ter ouvido que “tudo em excesso é ruim”, certo?  Com o suco de laranja, não é diferente. E Talita explica o motivo: “A bebida é um alimento de alto índice glicêmico, ou seja, é absorvido rapidamente e eleva imediatamente os níveis de glicose no sangue. Dessa forma, sente-se fome em pouco tempo, o que desencadeia uma ingestão excessiva de alimentos na próxima refeição”. Mais:  “Sendo assim, recomenda-se que seu consumo seja feito em quantidades moderadas e combinado com alimentos que reduzam a rapidez da absorção de seus açúcares, como gorduras boas, fibras e proteínas magras”, finaliza.

 

Consultoria: Talita Ferraz, pós-graduada em Nutrição Esportiva e Estética com ênfase em Wellness. Graduada em Nutrição e nutricionista  da Laticínios Xandô.