compartilhe

0

0

Saúde

Benefícios da acupuntura para a corrida

A atividade ajuda a ficar longe de lesões e pode melhorar o desempenho

RedaçãoPor
Redação

acupuntura

A acupuntura pode colaborar de inúmeras maneiras com os corredores: na parte física, psíquica e emocional. Entre os fatores que mais se destacam, estão a melhora no desempenho esportivo (a técnica controla o estresse e a ansiedade em períodos de competição), a prevenção e o tratamento de lesões (restabelece o equilíbrio orgânico e promove efeito analgésico e anti-inflamatório), além de atuar na recuperação física pós-treinamento (alivia dores musculares durante e após as competições).

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a qual a acupuntura pertence há mais de 5 mil anos, a prática da atividade física promove o fluxo de energia no organismo. Porém, quando ela é excessiva e/ou inadequada, o exercício pode provocar estagnação de energia em determinada região do corpo, fazendo com que essa área não seja nutrida e fique mais vulnerável a lesões nos tendões e articulações.

MAIS
Meditação: sua aliada para correr melhor
Como relaxar depois dos exercícios?

Aí que entra a acupuntura: ela restabelece o fluxo energético do corpo e o equilíbrio dos órgãos internos, especialmente do fígado (que nutre os tendões), os rins (ligados aos ossos) e o baço (responsável pelo tônus muscular). Com esses órgãos em equilíbrio, as chances de lesões nas articulações e tendões diminuem, o tônus e a elasticidade dos músculos são maiores e há o fortalecimento dos ossos.

O período de tratamento e o número de sessões devem ser definidos por um profissional qualificado.

*Solange Medeiros, terapeuta de Medicina Chinesa, de São Paulo – vitrinedebemestar.com.br

**Originalmente publicada em 9 de maio de 2016