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Saúde

Fazer exercício uma vez por semana também é saudável

Cumprir a cota de atividade física semanal em uma única sessão prolonga a longevidade

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Um exercício por semana já é o suficiente para trazer benefícios a longo prazo

Ótima notícia para quem está sem tempo para treinar. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) afirma que realizar atividades físicas somente uma vez por semana também garante benefícios para a saúde, evita doenças graves e aumenta a longevidade.

Até então, as principais organizações de saúde do mundo não consideravam saudável executar uma grande cota de esportes uma única vez por semana. O indicado era praticar, no mínimo, 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de atividades intensas semanais, divididas em pelo menos três sessões. Porém, a pesquisa divulgada no JAMA, que avaliou mais de 63.000 pessoas, durante 10 anos, descobriu que cumprir essa mesma quantidade de atividade física em um só treino reduz em 30% o risco de morte precoce, em 40% a incidência de doenças do coração e em 18% a possibilidade de óbito por câncer, quando comparado a alguém sedentário (esse percentuais aumentam quando você treina mais vezes na semana).

Apesar de a descoberta ser um incentivo para quem não consegue fazer exercícios de segunda a sexta-feira manter-se ativo no fim de semana, Fellipe Savioli, médico do esporte, ortopedista e membro da Steadman-Hawkins Clinic, no Colorado (EUA), alerta: “Quem realiza atividade física somente um dia tem maior risco de lesão do que quem treina mais vezes.” Veja algumas dicas do especialista para evitar problemas ao fazer exercício uma vez por semana.

  • Realize um check-up médico a cada seis meses para ter certeza de que você está apto a praticar esportes.
  • Respeite os limites do seu corpo. Caso sinta algum tipo de dor, tontura ou enjoo durante o treino, pare imediatamente e busque a ajuda de um especialista, para descobrir o que aconteceu.
  • Prefira atividades em que é possível controlar o ritmo, como corrida e ciclismo. No futebol, por exemplo, ao disputar a bola você nem sempre consegue dosar a intensidade dos seus movimentos e acaba exigindo demais dos músculos ou até do coração.
  • Sempre use roupas e equipamentos apropriados para a prática esportiva.
  • Hidrate-se corretamente antes e durante a atividade física.