compartilhe

0

0

The Finisher

Antes e depois: 22 kg a menos e de olho na meia-maratona em apenas 6 meses

André Feitosa queria só manter a forma, mas pegou gosto pela corrida após secar e já mira a meia-maratona

RedaçãoPor
Redação

O que te motiva a ir mais longe? No caso do André Feitosa de Araújo Costa, 29 anos, foram tantos as razões que ele decidiu que seu primeiro desafio numa corrida seria completar uma meia-maratona logo de cara – claro que com o preparo e disciplina que qualquer distância exige.

Inicialmente, André adotou a corrida como estratégia para perder peso, mas o esporte tornou-se tão especial em sua vida que a vontade de estrear numa prova mais desafiadora passou a ser uma de suas metas para 2018.

Antes e depois

“Em janeiro deste ano estava me sentindo muito mal com a minha forma física e a falta de motivação para fazer qualquer coisa. Sou praticante de jiu-jitsu e vinha de uma série de lesões no meu ombro esquerdo. Então resolvi colocar minha vida em ordem: procurei um médico ortopedista e descobri que teria que fazer uma artroscopia para restaurar os ligamentos do ombro. Além disso, estabeleci como objetivo perder 20% do meu peso até o final do ano. Na época estava com 105 kg, ou seja, precisava eliminar 21 kg.

LEIA MAIS
Planilha de 12 semanas para perder peso
Complete a meia-maratona em menos de 2h!

A cirurgia foi marcada para março, tinha três meses para perder o máximo de peso possível antes da cirurgia, pois sabia que ficaria 40 dias de tipoia e com os movimentos restritos. Como eu não podia praticar o jiu-jitsu, optei pela corrida, já que não precisava de ninguém, só a minha motivação e uma rua.

No começo foi bem difícil, eu não conseguia correr um quilômetro direto sem sentir que desmaiaria a qualquer momento, mas com a persistência e ajuda de alguns amigos comecei a perceber a minha evolução dia após dia.

Porém, ainda estava muito pesado, e com isso começaram as dores nos joelhos. Fui obrigado a deixar a corrida de lado, foi aí que eu descobri o Protocolo Tabata (método de treino intervalado de alta intensidade que foi desenvolvido pelo pesquisador japonês Izumi Tabata). Contudo, a vontade de seguir e evoluir na corrida estava ali, me deixando maluco, porque a única coisa que eu queria era botar meu tênis, colocar minha playlist de rock e correr.

Depois de fazer a cirurgia mantive a perda de peso com dieta e treinava alguns exercícios para membros inferiores, pois eram os únicos que eu podia fazer. Passados 40 dias após a cirurgia começaram as sessões de fisioterapia e com isso as restrições foram diminuindo. A cada visita ao médico a minha última pergunta era: ‘Já estou liberado pra correr?’.

Foram alguns nãos, até que o sim veio. A felicidade tomou conta de mim. Voltei a correr, correr por correr, sem objetivo, sem meta, só pelo prazer. O tempo passou, subi na balança de novo e para o meu espanto eu tinha atingido o meu objetivo de perder 20% do peso até o final do ano, só que no meio do ano: estava com 22 quilos a menos. Com isso eu sabia que precisava de um novo objetivo para me manter focado.

Vi que um amigo, o que já vinha me ajudando nos treinos de corrida, tinha completado uma meia-maratona, então surgiu a ideia de completar uma meia até o final do ano, falei com ele, ele me indicou a prova Athenas 21k, que acontece dia 4 de novembro, e começou a montar minha planilha de treino. Estou treinando para realizá-la em menos de duas horas.

Com a corrida aprendi que não preciso de ninguém para atingir meus objetivos, lógico que uma ajudinha é sempre boa, correr acompanhado é melhor do que sozinho, mas isso jamais será um obstáculo para fazer com que eu pare de correr.”

Corrida Athenas 21K

A Corrida Athenas 21K chega a São Paulo no dia4 de novembro e no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro. Além dos 21 km, a prova tem ainda percursos de 7 km e 14 km. Para mais informações, acesse: https://loja.iguanasports.com.br/athenas