compartilhe

0

0

Treino

As vantagens das meias de compressão

O acessório acelera a recuperação muscular, melhora a mecânica e contribui com a performance na corrida

RedaçãoPor
Redação

meia de compressão

As meias de compressão já fazem parte do equipamento essencial de muitos corredores. Entre os principais benefícios buscados pelos atletas amadores que utilizam o acessório estão um melhor desempenho na atividade física e a rápida recuperação muscular após treinos e provas. Embora algumas dessas vantagens ainda não sejam comprovadas cientificamente, há cada vez mais evidências sobre os ganhos trazidos pelas meias de compressão. Confira.

Durante a corrida

Segundo Gustavo Magliocca, diretor-médico da consultoria esportiva Run&Care, apesar de os estudos atuais demonstrarem que as meias não garantem aumento de performance no decorrer das passadas, nenhuma pesquisa aborda a melhora mecânica relatada pela maioria dos atletas. “Isso representa maior eficiência ao correr e, consequentemente, melhor rendimento”, acredita.

MAIS
Os benefícios do açaí para quem corre
Os melhores treinos para ganhar velocidade

Já Kasuo Miyake, cirurgião vascular e diretor presidente da Clínica Miyake, é firme ao garantir as vantagens das meias. “A compressão elástica melhora o retorno venoso nos membros inferiores. Ao estimular a circulação sanguínea na região, as trocas metabólicas são mais eficientes. Isso diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço muscular.” Outro ganho é a redução da vibração provocada pelo impacto com o solo, que pode sobrecarregar os tendões.

Depois do treino

Ao contrário das vantagens durante a corrida, os benefícios do uso das meias após a atividade são comprovados. “Elas melhoram eventuais inchaços pós-treino, diminuindo as dores”, diz Tatiana Abreu, diretora da clínica Fisio Run. “Ao aumentar o retorno venoso, diminuir o edema entre as fibras musculares e controlar a perda de calor, a compressão atua na otimização do período de recuperação pós-exercício”, complementa Magliocca.

*Originalmente publicado em 1 de março de 2016