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Treino

Corra à noite com segurança

Dicas para você se dar bem nos treinos noturnos e evitar imprevistos durante a corrida

RedaçãoPor
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correr à noite

Quem corre na rua precisa estar sempre atento a carros, buracos, pedestres e outros obstáculos que podem colocar em risco sua segurança. E esses cuidados devem ser redobrados quando você sai para correr à noite. “Para evitar problemas ao correr nesse período é muito importante fazer o máximo para ver e ser visto pelas outras pessoas”, alerta Paulo Henrique dos Santos, diretor técnico da assessoria esportiva Run&Fun, em Belo Horizonte. A seguir, mostramos seis táticas que ajudam a aumentar sua segurança ao correr à noite.

Use roupas chamativas

Procure treinar com peças claras, coloridas (de preferência, fluorescente) e que tenham detalhes reflexivos. Colocados em pontos estratégicos das roupas esportivas, esses materiais brilham ao receber a luz e contribuem para que os motoristas enxerguem você.

Invista em equipamentos eletrônicos

“A tecnologia é sempre uma grande aliada de quem corre”, acredita Paulo Henrique dos Santos. “Você pode comprar, por exemplo, sinalizadores luminosos para colocar no tênis e nas roupas quando correr à noite”, indica o treinador. Relógios com display que emite bastante luz, braceletes e até um headlamp, caso seu percurso seja muito escuro, também são opções.

Corra sempre na contramão

O ideal mesmo é treinar na calçada, mas nem sempre isso é possível, pois alguns passeios no Brasil são estreitos e irregulares. Além de prejudicar o rendimento do treino, ficar desviando de pedestres, degraus e buracos aumenta o risco de torções. Sempre que for correr na rua, mantenha-se no sentido contrário dos automóveis. Assim você pode vê-los e, caso algum veículo venha em sua direção, antecipar-se e ir para a calçada.

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Desapegue dos fones de ouvido

Ouvir música enquanto treina é muito estimulante e pode até aumentar o rendimento. “Porém, correr com fones de ouvido desvia a atenção e deixa você vulnerável”, alerta Paulo Henrique dos Santos. “Ao correr na rua, quem não abre mão de escutar música durante o treino deve manter o volume moderado e utilizar o fone apenas em um ouvido.”

Estude o percurso

Procure passar por ruas conhecidas quando correr à noite, que não têm muito trânsito, mas possuem algum tipo de comércio noturno (farmácias, padarias, postos de gasolina, pizzarias etc.). Se for correr durante uma viagem, não hesite em perguntar para quem mora na cidade quais são os locais mais seguros para praticar o esporte. Além disso, sempre que possível, treine acompanhado.

Leve uma identificação

Tenha consigo um cartão de informações (ou uma daquelas pulseiras de identificação para atletas) com seus dados pessoais (RG, CPF, tipo sanguíneo, telefone para contato em caso de emergência etc.). Carregar a carteirinha do plano de saúde e um pouco de dinheiro também é fundamental.

Falando em corrida noturna…

Os corredores que procuram por objetivos diferentes podem encontrar na Bio Ritmo Seven Run 2018 o desafio perfeito. Com percursos de 7 km, 14 km e 21,097 km, a prova tem trajetos ideais tanto para quem busca alcançar gradativamente novas distâncias como para quem é experiente e deseja bater um recorde pessoal.

A prova acontece no dia 26 de maio, na Cidade Universitária, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site loja.iguanasports.com.br/seven-run-2018.

*Originalmente publicada em 20 de julho de 2016