compartilhe

0

0

Treino

Do dia para a noite: as diferenças entre os períodos

Correr de noite é diferente de correr de dia, você sabe por quê?

Daniel VelosoPor
Daniel Veloso

(Fonte: Shutterstock)

Como na maioria dos esportes, resultados na corrida de rua podem mudar pelos fatores climáticos e variações durante o dia. Para falar sobre o assunto, o Sua Corrida conversou com o treinador paulista Darlan Duarte e ele comentou sobre as diferenças entre correr de dia e de noite.

Inscreva-se para a Cosan SP City Marathon!

De manhã, atenção ao corpo

Primeiramente, o alerta vai para a alimentação: “Durante o período da manhã, o corpo vem de uma condição noturna de jejum” diz. O corredor deve prestar muita atenção em provas ou treinos longos, que podem impactar na glicemia.

Prepare seu corpo para correr pela manhã (Fonte: Shutterstock)

Darlan pede atenção para cuidados com a pele, que fica exposta ao sol forte. Outro desafio é “acordar” o corpo rapidamente, o que pode impactar na performance. Além disso, a temperatura elevada nesse momento do dia pode ser outro problema para os atletas.

Apesar disso, o treinador elege a manhã como o melhor momento para correr: “O corpo está descansado e ainda não teve que lidar com os impactos mentais e físicos do dia” explica.

À noite, o cuidado maior é com segurança e sono

O mais importante no treino da noite é a atenção à pista: buracos em regiões mal iluminadas e veículos podem ser perigosos. Para se prevenir, procure passar por vias conhecidas e vestir roupas refletivas.

Correr de noite requer cuidados com a segurança (Fonte: Shutterstock)

A temperatura média à noite costuma ser menor do que de dia, tornando a preparação para iniciar a corrida um passo importante.

Outro ponto para prestar atenção é a ingestão de estimulantes: a dica é evitar a cafeína para um sono melhor.

Procure uma rotina

Mesmo com as diferenças, Darlan sugere continuidade: “Alternar treinos de dia e de noite acaba mexendo muito com a rotina”. É difícil prever como o corpo responde a essas mudanças”.

Ele lembra que é preciso buscar qual horário se encaixa melhor na rotina e a qual o corpo responde melhor: “A corrida é muito mental, é possível dizer que esse assunto varia para cada pessoa”.

Não perca a chance de testar seus limites e colocar o treino em prática. Conheça a Cosan Athenas Run Stronger Rio de Janeiro e a Cosan Athenas Run Stronger São Paulo.