compartilhe

0

0

Treino

Elástico: acessório aliado do corredor

Veja os benefícios do elástico e a melhor forma de usá-lo

RedaçãoPor
Redação

Elástico

Imagine poder realizar seus treinos de força para o corpo inteiro, além de exercitar sua explosão muscular, alongamento e equilíbrio, com apenas um acessório. Isso é possível com o elástico de resistência, que não é só versátil: como cabe até no bolso, pode ser levado a qualquer lugar.

De acordo com o treinador Felipe Kutianski, da Ziva Brasil, o trabalho de resistência que pode desenvolvido com o elásticos é de grande ajuda aos corredores. “É possível realizar atividades que vão desde movimentos isométricos (que sustentam uma posição por algum tempo) até os de explosão muscular.”

“Os exercícios com o elástico também auxiliam na melhora da biomecânica do movimento, fazendo com que o ato de correr se torne mais harmônico”, lembra o preparador físico da ProAction Sports, César Ribeiro.

Para os membros superiores, os dois especialistas sugerem alguns exercícios, como flexão de braço com resistência elástica, desenvolvimento e elevação lateral (para os ombros), fly (para o peitoral), remada, entre outros. Já para os membros inferiores, há os agachamentos, elevações de quadril e outros exercícios para os glúteos.

MAIS
Inclua subidas e descidas nos seus treinos
13 acessórios para correr no frio

O atleta também pode utilizar o elástico para realizar os educativos de corrida. “Algumas atividades podem ajudar também no tratamento e prevenção de lesões, como a fascite plantar”, comenta Ribeiro.

Segundo Kutianski, como qualquer tipo de exercício físico, é preciso ter a liberação médica para uma prática segura. “Com isso, as contraindicações das atividades com o elástico são praticamente nulas, com exceções específicas para algumas pessoas, mas que podem ser contornadas com um bom acompanhamento profissional.” É preciso apenas ter atenção para não se machucar caso o item se desprenda ou escape do seu controle.

Esse auxílio de um educador físico é importante até para que você realize os movimentos da maneira correta e os melhores exercícios para o seu objetivo. De acordo com os dois treinadores, os exercícios com este acessório podem ser feitos de duas a três vezes por semana – sempre respeitando um dia de descanso entre as atividades.

Os elásticos custam a partir de R$ 70, em média, e podem ser comprados em lojas esportivas e também pela internet.

*Originalmente publicada em 25 de fevereiro de 2016