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Treino

Use a esteira para correr melhor na subida

Por controlar a inclinação, o aparelho permite simular com precisão as ladeiras que você vai encontrar em uma corrida de rua

Daniel NavasPor
Daniel Navas

Esteira

Alguns corredores torcem o nariz quando precisam treinar na esteira. Porém, por mais que você ache monótono correr no equipamento, é inegável que ele contribui bastante com sua preparação para uma prova, principalmente se ela tem ladeiras. “Entre as vantagens de se usar o aparelho para esse tipo de treinamento está o fato de podermos controlar a inclinação, o que permite dar os estímulos corretos ao atleta”, diz Lucas Salia, coordenador técnico da Lobo Assessoria Esportiva. Além disso, na esteira você consegue simular subidas muito próximas das do trajeto da corrida, o que nem sempre pode ser feito na rua, pois muitos não possuem ladeiras no local de treino – ou, às vezes, elas são curtas.

De acordo com Alex Santos, treinador da academia Cia Athletica, correr com a técnica correta é fundamental para você ter bom desempenho na subida (seja na esteira, seja no asfalto). “Eleve um pouco mais os joelho e procure dar passadas curtas e rápidas. A recomendação é manter uma cadência de 180 passos por minuto”, indica. Além disso, projete o tronco para a frente, evite olhar para o chão e movimente os braços alternadamente, para ganhar impulsão.

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Ajuste fino

Para tirar melhor proveito dos treinos na esteira, sempre que for simular uma corrida plana, o ideal é deixar o aparelho com 1% de inclinação. Desse modo, o nível de esforço fica mais próximo ao de uma atividade na rua. “No equipamento, não temos a resistência do ar e a esteira ajuda os pés a serem levados para trás, o que facilita a corrida. Já no asfalto, o deslocamento depende totalmente do atleta”, explica Lucas Salia.

*Originalmente publicada em 31 de agosto de 2016