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Treino

Guia de corrida para iniciantes

Veja dicas para começar os treinos e ter uma boa evolução no esporte

RedaçãoPor
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Guia de corrida para iniciantes

O início pode ser difícil, mas os resultados compensam. Para quem é corredor iniciante, o fundamental é entender todos os exercícios essências para começar a entrar nesse mundo esportivo. É importante que o indivíduo procure sempre um médico ou educador físico para saber as condições físicas para um treino mais adequado. A prevenção de lesões e problemas mais graves deve ser encarada com muita seriedade, já que com a saúde não se brinca.  Separamos um guia para ajudar você, que está começando os treinos.

Alongamento

O assunto é polêmico. Muitos atletas dizem que realizar a atividade não altera em nada no desempenho. Mas, o alongamento pode ajudar você a preparar o corpo para o exercício que está por vir e também a prevenir lesões. De acordo com o educador físico Augusto Barradas, outras atividades devem ser realizadas antes da corrida. “Exercícios coordenativos melhoram a qualidade do movimento da corrida. Estes devem ser realizados logo após o aquecimento”, garante.

Começando a correr

Comece a corrida de maneira constante, com um trote. De acordo com Barros, a evolução acontece com a continuidade. “Assim que forem passando os treinos, a velocidade deve ser aumentada. Tudo deve ser feito com muita paciência, sem pular etapas”. Você também pode alternar o trote com caminhadas e, assim que for se acostumando, aumentar a velocidade.

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Outro ponto fundamental é usar roupas adequadas. Muitos iniciantes pecam nesse sentido e utilizam uma vestimenta que prende e limitam o movimento completo do corpo. Respeite o seu organismo e não tente copiar alguém que já esteja correndo há mais tempo que você. Aos poucos, você chega lá. O importante é praticar a atividade física de maneira saudável. “Não se preocupe com a quilometragem do treino, e sim com o tempo que esta sendo feito o estímulo, ou seja, não importa se você vai correr 8 km e, sim, que vai passar 50 min realizando a atividade”, enfatiza o professor.

Alimentação

Além da atividade física regular, uma alimentação balanceada é fundamental para ter uma boa evolução nos treinos. Consumir alimentos com fontes energéticas antes da corrida garantirá um vigor muito mais eficaz. De acordo com a nutricionista da Equilíbrio e Sabor Culinária Light, Luciana Oliveira Machado, é preciso ingerir certos alimentos para melhorar o desempenho. “Dê prioridade aos carboidratos. Isso porque, eles são uma boa fonte de energia. Eu indico sanduíche de peito de peru e cottage ou batata doce para o pré-treino. Lembrando que o indicado é consumir uma hora antes do treino”, destaca.

Já depois do treino, o necessário é consumir mais proteína e menos carboidrato. Para a nutricionista, alguns alimentos importantes devem ser inclusos. “Eu sugiro filé de frango grelhado e salada mista (folhas e cenoura ralada e alguns grãos de grão de bico), iogurte de frutas ou até mesmo um omelete com queijo cottage (queijos magros)”, diz.

Não se esqueça de consultar um médico antes de iniciar atividades físicas.

*Originalmente publicado em 24 de julho de 2015