compartilhe

0

0

Treino

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Variar os locais de treino é importante para melhorar o desempenho e manter a motivação em alta

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Variar o local de treino é ótimo para manter a motivação em alta e aproveitar ainda mais o prazer que o esporte proporciona. Por isso, selecionamos alguns lugares para correr em São Paulo que diversos atletas ainda não conhecem, mas vale a pena se programar para dar uma corridinha lá.

ZONA NORTE

HORTO FLORESTAL

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @renatoburatto

Repleto de verde, o lugar faz parte da reserva estadual da Cantareira. Bem arborizado, o parque possui um grande lago e é repleto de animais silvestres, como macacos, capivaras, esquilos, pássaros. Toda asfaltada, a pista de corrida tem aproximadamente 4 km, com algumas subidas. Há bebedouros ao longo de todo o trajeto e também duas fontes de água mineral. No parque, encontra-se o Palácio do Horto Florestal, residência oficial de verão do governador do Estado de São Paulo, o “Museu da Madeira” (Octávio Vecchi) e o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo local.
Endereço R. do Horto, 931 – Horto Florestal
Horário de funcionamento 6h às 18h

 

PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @betacbjr

Com mais de 7.900 hectares de Mata Atlântica, o parque é uma das maiores áreas de reserva florestal urbana do mundo. Além de muito verde, animais silvestres e pequenas cachoeiras, lá você encontra diversas opções de trilhas. A principal é a da Pedra Branca. Ela leva para uma grande rocha que está a 1.000 metros de altitude, de onde é possível ter uma linda vista panorâmica das zonas norte, sul e central de São Paulo. E se o visual é de tirar o fôlego, o percurso também é. São quase 3,5 km de subida íngreme, toda asfaltada. Durante o trajeto não existem bebedouros, lanchonetes ou qualquer tipo de estrutura. Portanto, você precisa levar sua garrafa de água ou mochila de hidratação. A entrada no parque custa R$ 13 reais. Estudantes pagam meia e menores de 12 anos e idosos (acima de 60) não são cobrados.
Endereço R. do Horto, 1799 – Horto Florestal
Horário de Funcionamento Sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. Para fazer a trilha da Pedra Grande é preciso chegar até às 15h.

PICO DO JARAGUÁ

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @sampaposts


Possui uma linda vista panorâmica da cidade de São Paulo. O lugar, que faz parte do  Parque Estadual do Jaraguá, é o ponto mais alto da cidade, com 1.135 metros de altitude. No parque não há tanto espaço para correr. Os atletas costumam treinar na estrada que vai até ele. Asfaltada, a via tem aproximadamente 4,5 km de subida íngreme. Há ainda diversas opções de trilhas (todas com boa inclinação).
Endereço Estrada Turística do Jaraguá, S/N – Vila Jaraguá
Horário de funcionamento 7h às 17h

MAIS
Os melhores treinos para ganhar velocidade
3 treinos para turbinar a corrida na esteira

ZONA SUL

PRAÇA VINÍCIUS DE MORAES

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @sampaposts

Localizada próxima ao estádio do Morumbi, a praça tem uma pista ao seu redor com 1.500 m de extensão. O local ainda conta com trilhas internas (de concreto) e aparelhos de ginástica para malhar ao ar livre.
Endereço Praça Vinícius de Moraes, 383 – Morumbi
Horário de funcionamento Ininterrupto

PARQUE SEVERO GOMES

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

A “Pracinha da Granja”, como é conhecida pelos moradores mais antigos, possui uma pista de 500 m, aparelhos de ginástica e trilhas de caminhada. Apesar de pequeno, o local é bem arborizado. Ótimo para treinar em dias mais quentes. Tem algumas subidas e descidas.
Endereço R. Píres de Oliveira, 356 – Granja Julieta
Horário de funcionamento 7h às 18h

CENTRO 

CENTRO ESPORTIVO DO TIETÊ

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @aliceyu_

Possui uma pista de 500 m de grama sintética, ao redor de um campo com cerca de 20.000 m2. Uma boa para você fazer treinos intervalados ou dar um trote regenerativo, já que correr no piso macio poupa as articulações. O local conta ainda com quadras de tênis, basquete e um ginásio de vôlei.
Endereço Av. Santos Dumont, 843 – Armênia
Horário de funcionamento De segunda à sexta-feira, das 7h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.

PARQUE DA ACLIMAÇÃO

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Antigamente chamado de Jardim da Aclimação, foi sede do primeiro zoológico da cidade, no final do século 19. Hoje, ele conta com um percurso de quase 1 km, que contorna todo o lago. O lugar tem muitas árvores e é bem estruturado, com banheiros e bebedouros. Além do trajeto principal, o corredor pode optar pelas trilhas do bosque, que são de terra. O Parque da Aclimação é muito elogiado por ser tranquilo e aconchegante.
Endereço Rua Muniz de Sousa, 1119 – Aclimação  
Horário de funcionamento 6h às 2oh

ZONA LESTE

CERET

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

O parque fica aberto até a meia noite durante a semana. Por isso, pode ser uma boa opção para você treinar naqueles dias em que precisa ficar até um pouco mais tarde no trabalho. O local e bem amplo e permite fazer diversos percursos. A rota principal de corrida é de 1.500 m e tem algumas subidas. Além disso, o Ceret possui uma pista de atletismo de 400 m e uma trilha de terra, para aqueles que querem sair do asfalto.
Endereço R. Eleonora Cintra, 863-999 – Vila Reg. Feijó
Horário de funcionamento Segunda à sexta, das 5h à 00h. Sábado, domingos e feriados das 5h às 20h.

PARQUE BELÉM

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @entrecorredoresbr

Antigamente ocupado por uma FEBEM (instituição que recupera infratores menores de idade), o lugar foi totalmente reformado em 2012, transformando-se num espaço de 210.400 m2 de lazer. Conta com uma pista de corrida de 1,5 km, totalmente plana. Possui ainda seis quadras poliesportivas, equipamentos de ginástica, um centro cultural e várias outras opções de lazer.
Endereço Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho  
Horário de funcionamento 6h às 18h

ZONA OESTE

AVENIDA SUMARÉ

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @licabuchman


Com cerca de 3 km de extensão, a ciclovia da Sumaré pode ser usada tanto por corredores quanto por ciclistas. O trajeto tem uma pequena inclinação. Mais ou menos no meio da avenida, você pode encontrar a famosa Escadaria Sumaré, que tem 153 degraus é usada por muita gente para fazer treinos de força. Obviamente, o local não possui banheiros e bebedouros e você precisa levar sua garrafa d’água (ou dinheiro) para se hidratar durante o treino.
Endereço Av. Sumaré – Perdizes
Horário de Funcionamento Ininterrupto.

PARQUE DA ÁGUA BRANCA

11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer

Foto reprodução do instagram @leandracastilho

Apesar de ter uma estrutura mais voltada para a recreação, possui alternativas para quem quer correr. Há um percurso de 1,3 km que alterna subidas, descidas e trechos planos. O parque ainda conta com uma academia gratuita, que pode ser utilizada por qualquer pessoa com cadastro. Tem estacionamento gratuito, banheiros e bebedouros.
Endereço Av. Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Horário de Funcionamento 6h às 20h 

*Originalmente publicada em 31 de março de 2017