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Treino

Mantenha-se motivado correndo com os amigos

Descubra os benefícios e veja quais são os melhores treinos para se fazer em grupo

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Correr com os amigos

A corrida é, com certeza, um dos esportes mais democráticos. Você pode correr na esteira ou na rua, no verão ou no inverno, sozinho ou com amigos. É claro que todos esses fatores influenciam nos seus resultados e, correr acompanhado, não é diferente.

Muitos corredores preferem a solidão na hora das passadas. O “momento” de cada um, a conexão com o corpo e a natureza e a sensação de autodesafio são alguns dos motivos que mostram que correr sozinho é uma ótima escolha. Mas você já tentou correr junto de um amigo? Além de ter alguém para conversar, uma companhia pode trazer alguns benefícios para os seus treinos.

Motivação em alta

Se você está procurando por uma motivação extra durante os treinos, correr com um amigo pode ser uma ótima maneira de encaixar o ritmo – importante para evoluir no esporte. Isso porque, a tendência, ao correr com alguém, é tentar acompanhar a passada de quem está junto, muitas vezes nos forçando a ir mais rápido ou mais longe. Mas tome cuidado! “Tem que ter uma regularidade de treino. Se esforçar demais pode acabar levando a uma eventual lesão. É importante não exceder o volume”, explica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria, em São Paulo.

Outro ponto positivo é que a corrida em grupo auxilia a manter uma frequência de exercícios, já que o atleta tende a se comprometer não apenas consigo mesmo, mas com outras pessoas também.

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Treinos para fazer em grupo

Por serem mais focados em desempenho e em resultados individuais para uma prova-alvo, os treinos de ritmo, por exemplo, não são recomendados para esse tipo de atividade. No entanto, existem outros que se encaixam perfeitamente na modalidade. O treinador Rodrigo Lobo elencou alguns:

– Treinos de rodagem
Estes são treinos de ritmo moderado e constante (50 min leve, por exemplo). Por terem volumes e intensidades menores, os treinos de rodagem são ótimos para melhorar a resistência.

– Treinos longos
Mais conhecido como “longões”, esses são treinos de grandes distâncias que trabalham a resistência. Se você está se preparando para uma corrida e quer treinar em grupo, esse pode ser uma boa opção.

– Intervalados
De alta intensidade e ritmos variados, o treino ajuda a ganhar velocidade e detonar gorduras.

Correr sozinho

Se você está se preparando para uma prova, treinar em grupo pode não ser uma boa escolha. Isso porque, a corrida em conjunto pode interferir no seu plano de treinos e até mesmo deixar você mais cansado durante as passadas, já que, ao acompanhar alguém com um pace menor, o atleta acaba tendo uma fadiga mais rápida, justamente por não estar correndo de forma natural.