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Treino

As 5 melhores estratégias para ganhar velocidade na corrida

Treinos de força e passadas rápidas são boas técnicas para ser mais veloz nas pistas

RedaçãoPor
Redação

O maior desejo de um corredor, seja ele amador ou profissional, é aumentar sua performance nos treinos e nas competições. Com uma série de técnicas e macetes, é possível ser mais veloz a cada dia. O processo, no entanto, não acontece do dia para a noite, pois exige muita prática.

Confira agora cinco dicas para ganhar velocidade em seus exercícios diários ou na preparação para uma prova.

1. Use roupas e equipamentos adequados

Um dos maiores triunfos para quem pratica algum esporte é utilizar os equipamentos e roupas próprias para a atividade. Um jogador de futebol, por exemplo, veste calções e camisetas próprios para absorção de suor, além de chuteiras. O mesmo deve acontecer com os corredores. Se estiver calor, o ideal é vestir roupas leves. Também lembre-se de que um tênis capaz de amortecer o impacto do exercício é fundamental. Existem vários modelos no mercado, como o Nike Air Max 97, Fila Fxt Intense, Adidas Duramo Lite 2.0, Reebok Sweet Road 2 e outros.

2. Aqueça e faça alongamentos

Para ter uma boa performance, é necessário preparar o corpo para a atividade. O alongamento é muito importante para a realização de qualquer exercício, incluindo a corrida. Os quadríceps (músculo da frente da coxa) são os maiores beneficiados com o alongamento para quem corre. Para facilitar os piques e fazer o sangue fluir, faça também um trote de aproximadamente dois minutos. Essa prática vai te ajudar a correr com toda potência.

3. Faça um treinamento intercalado

Uma ótima forma de ganhar velocidade é fazer um treinamento diário intercalando piques e trotes. Inicialmente, o padrão que você pode seguir é dar um pique de 10 segundos e um trote de um minuto. Repita esse movimento durante dez minutos. O objetivo é, com o tempo, diminuir o tempo de trote e aumentar alguns segundos na corrida. Quando menos perceber, estará correndo por mais tempo e em maior velocidade.

4. Faça treinos de força

Se você quer correr mais rápido, precisará de mais força e resistência. Portanto, o ideal é fazer exercícios que vão além do contexto aeróbico. O agachamento é muito indicado para modalidades que trabalham os membros inferiores, sobretudo para as corridas. Eles te ajudam a usar o seu corpo para exercer a força contra o chão. Saltos e fortalecimento de glúteos também entram no pacote.

5. Dê passadas rápidas

Antes, acreditava-se que dar passadas mais longas era a técnica mais efetiva para chegar rapidamente à linha de chegada. Recentemente, os corredores adotaram outra iniciativa: a cadência rápida de passadas. Ou seja, essa é a frequência com que os pés tocam o chão durante a corrida. Ter uma cadência perto dos 180 passos por minuto, por exemplo, é uma grande forma de ser veloz. É como se seus pés mal tocassem o solo.