compartilhe

0

0

Treino

Por que treinar em uma assessoria esportiva?

Correr em grupo e com acompanhamento profissional pode contribuir para que você ganhe performance e fique mais motivado para fazer exercícios!

Lucas ImbimboPor
Lucas Imbimbo

Os benefícios de treinar com acompanhamento profissional

A corrida é um esporte individual, mas treinar sozinho nem sempre é fácil. Muitas vezes, temos de lidar com a falta de motivação, resultados abaixo do esperado e até mesmo lesões. Uma boa maneira de minimizar o risco disso é correr com uma assessoria esportiva, que traz muitas vantagens. Confira:

Treino personalizado

Quando corre sozinho, sem orientação de um educador físico, você fica sujeito a dois erros: ultrapassar seus limites e se machucar; ou treinar sempre na zona de conforto e evoluir pouco. Em uma assessoria esportiva, você conta com uma planilha de treinamento baseada em seus objetivos no esporte e seu condicionamento físico. Isso irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos – sem lesões.

Acompanhamento contínuo

Os treinadores estão sempre ao seu lado, dando dicas para corrigir a postura, a pisada, se hidratar corretamente etc. “Contar com o apoio de profissionais especializados é importante para um corredor trabalhar suas deficiências e explorar melhor suas capacidades”, afirma David Obata, treinador da assessoria esportiva Personal Life, em São Paulo.

Técnica apurada

Além dos treinos específicos de corrida, as assessorias esportivas costumam incluir na planilha trabalhos que melhoram a biomecânica do atleta, como os exercícios educativos. “Com movimentos similares aos da corrida, essas atividades buscam melhorar a elevação de joelhos e calcanhares, desenvolver a coordenação e ajustar a passada”, diz Marcelo Baltazar, treinador e diretor técnico da assessoria MB Personal Trainers, em São Paulo.

Maior compromisso com a corrida

Quando você treina sozinho, não precisa dar satisfação a ninguém caso deixe de correr um dia, uma semana, um mês… Já com a assessoria há um compromisso com o treinador, que dedica horas de trabalho para montar sua planilha e cobra sua presença. Ou seja, você vai pensar duas, três vezes antes de desistir do treino por um motivo banal (como preguiça, frio, chuva…).

A força do grupo

Nas assessorias existem todos os tipos de atletas. Não pense que lá você vai encontrar apenas corredores fissurados em performance. Tem também pessoas que querem perder peso, ter mais saúde, correr para viajar etc. Ou seja, a chance de fazer novas amizades e se encaixar em uma turma com objetivos semelhantes aos seus é grande. Fazer parte desse grupo contribui para criar um compromisso ainda maior com a atividade física (a galera vai cobrar se você faltar aos treinos) e estimula o atleta a sair da zona de conforto, já que um corredor puxa o outro.

Equipe multidisciplinar 

Uma assessoria esportiva não conta apenas com treinadores. Existe toda uma equipe técnica que está ali à sua disposição, composta por médicos esportivos, fisioterapeutas e nutricionistas. Eles vão dar dicas para ajudar você a ter uma melhor performance, acelerar a recuperação muscular, perder peso com saúde.