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Treino

Primeira corrida sem erro

Veja dicas para você ter uma estreia tranquila na corrida

RedaçãoPor
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primeira corrida

Você treinou sério e finalmente chegou a hora da sua primeira corrida. Agora, o mais importante é curtir a prova e cruzar a linha de chegada bem. Para isso acontecer, é fundamental tomar alguns cuidados na véspera e no dia do desafio. Nós preparamos sete dicas com a ajuda do treinador Ronaldo Martinelli, diretor da assessoria esportiva 5Ways e coordenador do programa Bio Running da Bio Ritmo Academia.

Descanse bem

Procure relaxar na véspera da prova e guarde energia para o dia seguinte. Deixe passeios que exigem longas caminhadas, festas e programas que vão até altas horas da noite para outro final de semana. Também não é recomendado se exercitar no dia anterior ao evento. “Treinar ou não na véspera depende muito do processo de recuperação de cada um. Na dúvida, opte pelo descanso total”, aconselha Martinelli.

Acerte na alimentação

Evite comidas muito gordurosas (frituras, queijos gordos, chocolate) e bebidas alcóolicas nos dias que antecedem a corrida. Suas refeições devem ser ricas em carboidratos (pão, arroz, batata, macarrão, tapioca, frutas) e proteínas magras (peito de frango, peixe, filé-mignon). E nada de correr em jejum ou inventar de comer algo diferente no café da manhã pré-prova. Mudar a alimentação nesse momento pode causar uma baita dor de barriga.

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Arrume seus equipamentos

Na noite anterior ao grande dia, coloque o número de peito na camiseta, o chip no tênis e separe todas as coisas que você precisa para correr: relógio, protetor solar, boné, viseira, meia, porta-celular, fone de ouvido, calção etc.

Evite transtornos

Programe-se para chegar ao menos uma hora antes do tiro de partida. Assim, você tem tempo de sobra para tirar fotos, deixar suas coisas no guarda-volumes, se hidratar, comer algo, ir ao banheiro etc. Antes de posicionar-se para a largada, Martinelli explica que é muito importante realizar um aquecimento articular (fazer movimentos que recrutem tornozelos, joelhos, quadril, ombros) e dar um trote leve.

Drible a ansiedade

É normal ficar tenso minutos antes de começar a correr. “Tente desviar o pensamento para outras coisas. Se pensar na corrida, visualize um desempenho perfeito desde a largada até a chegada. A ansiedade é algo normal para iniciantes e só com a experiência vai se tornando menos problemática”, aconselha o treinador.

Controle o ritmo

O clima da prova pode fazer você sair rápido demais na largada (e ficar sem gás no final). Evite isso e tente correr na mesma velocidade dos treinos. Deixe para acelerar somente na parte final, se estiver se sentindo bem. “Não se preocupe com tempo. A primeira prova serve de aprendizado. Só nas próximas os resultados devem ser melhorados.”

Recupere-se legal

Ao cruzar a linha de chegada, capriche na hidratação. Mais: procure comer alimentos fontes de proteína e carboidrato até uma hora depois de correr.

*Originalmente publicada 17 de março de 2016