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Treino

Controle o ritmo

Começar um treino rápido demais pode acabar com toda sua energia. Separamos dicas para você gerenciar a intensidade na hora da corrida

RedaçãoPor
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ritmo controlado

Começar um treino ou prova rápido demais é um erro muito cometido pelos corredores – principalmente por aqueles que estão dando os primeiros passos no esporte. “Ao ‘queimar a largada’, você gasta, logo no início, grande parte da energia estocada no corpo. Aí, tende a ficar sem combustível para o final, o que leva a fadiga muscular”, alerta Marcus Vinicius Teixeira, treinador da assessoria esportiva Run & Fun.

Em um estudo publicado no Journal of Strength and Conditional Research, atletas que saíram forte demais no começo do treino tiveram uma redução de 5,5% na economia de corrida, em comparação a quando iniciaram a atividade em ritmo moderado. Os cientistas estimam que isso representa um prejuízo de 3 min em uma corrida de 1 hora. Separamos dicas para você não cometer mais esse erro:

Faça um bom aquecimento

Corra os primeiros 10 min a 20 min em ritmo leve, para permitir que seu corpo se adapte ao exercício. Em dia de provas, dependendo do objetivo, você pode aquecer antes da largada para acelerar desde o começo da corrida. Defina com seu treinador a melhor estratégia.

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Conheça seus limites

Realize treinos específicos na velocidade no qual você pretende fazer a prova. “E não fique refém do GPS. É muito importante o atleta conhecer seu corpo e saber usar a percepção de esforço (escala de Borg) para identificar a intensidade do exercício”, recomenda Teixeira.

Controle o entusiasmo

No pelotão de largada, posicione-se na área destinada ao seu pace. Se ficar perto de corredores mais rápidos, você pode se empolgar e acelerar além do que deve. “Percursos com declive nos primeiros quilômetros também costumam influenciar corredores menos experientes a impor um ritmo inicial muito forte”, diz Teixeira. Respeite o que foi planejado nos treinos.

*Originalmente publicada em 7 de março de 2016