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Treino

Você sabe o que é tempo run?

Treino é baseado no ritmo da prova alvo do atleta. Veja como funciona e como incluí-lo em sua planilha

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tempo run

Você já se preparou para uma prova, mas durante o percurso não conseguiu cumprir as expectativas e acabou fazendo um tempo maior do que era esperado? Se sim, uma dica para não acontecer mais isso é investir no treinamento Tempo Run. “É o tipo de treino baseado no ritmo da prova alvo do atleta. Ou seja: se ele está se preparando para uma etapa de 10 km, as séries principais de seu treino serão no ritmo que ele pretende corrê-la”, explica Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva. Em números, por exemplo, isso quer dizer 1 km leve + 6x (1 km tempo run: 10 km* + 200 m trote) + 1 km leve (*para o atleta que tem como alvo prova de 10 km).

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De acordo com Lobo, o treino pode ser feito de 1 a 2 vezes por semana, principalmente nas semanas que antecedem as provas.  “Esse tipo de treinamento também é importante para que o corredor possa imprimir o ritmo certo durante o percurso”, diz. Assim, ele vai completar o trajeto dentro da sua meta pré-planejada, sem quebrar pelo fato de correr em um ritmo abaixo do ideal ou mais lento do que sua capacidade. “Essas séries devem ser muito bem planejadas, de acordo com o estado de treinamento e fase de planejamento do atleta”, emenda.

Qualquer corredor pode incluir esse tipo de treinamento em seus treinos diários, mesmo sendo mais indicado para aqueles que iniciam no esporte. Os mais experientes têm a oportunidade de aproveitá-lo em provas mais longas, como uma meia-maratona ou 42 km.

*Originalmente publicada em 29 de fevereiro de 2016