compartilhe

0

0

Saúde

Como manter a concentração durante a corrida?

Por
Redação
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

É muito comum as pessoas justificarem o mau desempenho durante uma prova alegando falta de atenção e de concentração. É necessário entender que não existe falta de atenção: ela está sempre direcionada para algum estímulo que, às vezes, não é o de maior relevância para o momento.

Manter a atenção no estímulo adequado durante a corrida, não é tarefa fácil. No decorrer da atividade, é comum pensarmos em coisas que já aconteceram (problemas pessoais, no trabalho…) ou que precisam ser feitas (como obrigações pós-prova). Esses pensamentos podem levar à queda do ritmo da prova ou até mesmo a execução de um movimento errado, podendo até causar uma lesão.

VEJA MAIS
Superioga: corpo forte, mente tranquila
Estratégias mentais para se dar bem na maratona
Perfume e corrida combinam?

Para um bom desempenho na prova, é importante que o corredor esteja de corpo e alma na corrida, ou seja, precisa estar com a mente presente para que o corpo responda de forma adequada. Esse direcionamento da atenção deve estar sob controle, só é preciso exercitá-lo. Mas, como fazer isso? Em vez de colocar a atenção em estímulos fora da prova, foque no próprio corpo:

Respiração
Não existe forma melhor de estar inteiramente no presente do que focar na respiração. Durante a corrida, a pessoa deve prestar atenção no ritmo de sua inspiração e expiração, pois é uma maneira de controlar o ritmo da prova e dos batimentos cardíacos. Esses são poderosos guias fisiológicos que sinalizam a boa performance na corrida.

Ritmo das passadas
É essencial que um corredor conheça o ritmo de suas passadas. Uma boa ideia é criar um “mantra” com esse ritmo – isso fará com que a atenção esteja no presente e a concentração voltada para a execução do movimento adequado, o que ajuda a controlar o ritmo da prova.

Que tal começar a executar esses exercícios nos treinos diários e, assim, desenvolver um melhor autoconhecimento do funcionamento físico? Desta forma, aumentam as probabilidades de você obter um bom desempenho nas provas.

* Luara Maria de Freitas Lobo, é psicóloga do esporte e atende na Llobo Psicologia Esportiva, em São Paulo.