compartilhe

0

0

Saúde

Controle a ansiedade antes da prova

Por
Redação

shutterstock_192986684A ansiedade é um estado emocional que faz parte das experiências de qualquer pessoa em determinados momentos da vida. É um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, preocupação, insegurança, angústia, tensão e desconforto por uma situação de perigo ou por algo novo e desconhecido.

Além dos componentes psicológicos, a ansiedade pode gerar reações fisiológicas como uma sensação de aperto no peito e na garganta, dificuldade para respirar, fraqueza nas pernas, secura da boca, sudorese, arrepios, tremor, vômitos, palpitação, dores abdominais e outras sensações subjetivas.

Antes de um evento importante, como uma corrida para a qual você vem se preparando há meses, é natural que sentir-se ansioso. Na verdade, esse tipo de ansiedade é parcialmente responsável pelo sucesso do resultado. Um atleta pode usar esse sentimento de maneira favorável para melhorar seu tempo, vencer o rival, quebrar um recorde…

Entretanto, quando exacerbada, a ansiedade deixa de ter esse papel propulsor e pode “travar” o sujeito que a vivencia. Quando o exagero é desproporcional às situações vividas e apresente duração prolongada, ela pode ser compreendida como patológica.

>>> PRÓXIMA PÁGINA – Estratégias para controlar a ansiedade

* Daniel Sócrates é doutor em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo – danielsocrates.com.br