compartilhe

0

0

Saúde

Como superar a frustração em competições

Por
Redação
corrida frustração

Foto: Shutterstock

Quem já não sentiu a sensação de incapacidade diante de obstáculos difíceis de ultrapassar no esporte – como melhorar significantemente seu pace ou até mesmo lidar com a dor física? Geralmente esse sentimento aparece quando temos um objetivo em mente, mas os resultados obtidos saem de forma diferente do planejado.

Na corrida, o sentimento de frustração é muito comum. O atleta, amador ou profissional, mesmo se dedicando aos treinos, às vezes não consegue empenhar-se como o desejado e, por consequência, é eliminado de uma competição ou termina em uma posição aquém da esperada.

MAIS
Acupuntura para combater problemas respiratórios
Benefícios da acupuntura no esporte

É aí que entra a medicina chinesa. De acordo com seus princípios, sentimentos ligados ao impulso, à coragem, à ação, ao planejamento de metas, à conquista dos objetivos e à frustração estão relacionados ao fígado. Com o passar do tempo, se esse sentimento de decepção não for tratado de forma adequada, ele afetará o órgão, causando estagnação de sangue e de Qi (energia).

Resultado: o atleta afetado não tomará atitudes com facilidade, poderá ficar indeciso, além de permitir que a frustração tome conta da vida – até a depressão poderá dar as caras.

Por meio das sessões de acupuntura, é possível fazer com que o sangue e o Qi (energia) do fígado fluam livremente. Dessa maneira, o atleta fica menos ansioso e mais focado. Até a forma de organização muda: seu planejamento passa a ter uma visão de futuro, a pessoa passa a agir com mais sabedoria e criatividade e passa a ter menos frustração e mais disposição para superar limites e recordes.

Solange Medeiros

*Solange Medeiros é terapeuta de Medicina Chinesa, de São Paulo – vitrinedebemestar.com.br