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Saúde

Exercício é aliado da saúde mental

Por
Redação
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Foto: Thinkstock.

Muitas pesquisas têm relacionado a saúde mental do indivíduo com o desenvolvimento de doenças. Grande parte das pessoas que adoecem desenvolvem a alteração fisiológica após um grande trauma psicológico. Muito mais do que buscar tratamento para as psicopatologias e, como consequência, melhorar e/ou diminuir a incidência de outras doenças, é, primordialmente, importante prevenir as alterações em nossa saúde mental.

Sabe-se o quanto é difícil manter-se longe de estresse, angústias, tristezas, ansiedade, entre outras emoções tão presentes em nosso dia a dia, mas existe um grande aliado às emoções de bem-estar e alegria: a atividade física!

Isso se dá pela grande influência da prática de exercícios ao sistema límbico (um dos mais primitivos do corpo, relacionado a funções cognitivas e emocionais) e ao sistema neuroendócrino (relacionado a produção de hormônios).

A prática regular de atividades físicas de forma crônica proporciona a redução dos níveis dos hormônios estressantes como a adrenalina, noradrenalina e cortisol, o que leva a benefícios como o aumento da autoestima, diminuição da insatisfação, depressão e ansiedade, além da redução da frequência cardíaca, melhora na disposição física e relaxamento. De forma aguda, ocorre liberação de um hormônio chamado endorfina (conhecida como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem estar, euforia e alívio de dores) e da dopamina (que gera efeito tranquilizante e analgésico no indivíduo que pratica, regularmente, atividade física). Tais alterações promovem uma sensação relaxante pós-esforço e, em geral, conseguem manter, em longo prazo, um estado de equilíbrio psicossocial mais estável frente às ameaças do meio externo.

A atividade física, quando regular e bem planejada, contribui para a minimização do sofrimento psíquico de pessoas deprimidas, além de oferecer oportunidade de envolvimento social, elevação da autoestima e aprimoramento das funções cognitivas, diminuindo o quadro depressivo e também auxiliando na redução de recaídas. Além disso, a prática regular de atividade física melhora a qualidade de vida das pessoas de maneira geral, ou seja, no aspecto físico, social, espiritual e psicológico, mostrando-se, mais uma vez, como um item fundamental no tratamento e prevenção da depressão.

Ainda não existe uma pesquisa que demonstre qual é a melhor atividade física que proporcione esses benefícios, portanto, escolha a que lhe seja mais prazerosa, pois este é um ponto fundamental que auxiliará na adesão e manutenção da regularidade.

*Marcio Marega e Carla Giuliano são educadores físicos do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo